Parceria entre SENAI, Vale e TJPA oferece qualificação a jovens em situação de acolhimento institucional
- fernandogomes207
- há 5 dias
- 2 min de leitura

No dia 16 de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Getúlio Vargas, em Belém, sediou a aula inaugural do curso de Assistente Administrativo, parte do Programa Novos Caminhos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o SENAI, a empresa Vale, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Pará (SRT/PA).
O programa tem como objetivo oferecer formação social e técnica para promover a desinstitucionalização de jovens em situação de acolhimento institucional. A meta é prepará-los para o mercado de trabalho por meio da oferta de emprego seguro, estudo e qualificação profissional, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e geração de renda.
Nesta primeira turma, serão atendidos 12 jovens, a partir de 17 anos, que se encontram sob medidas socioeducativas e em acolhimento institucional. O curso tem duração de um ano e será executado pelo SENAI. A aula inaugural marcou o início das atividades e contou com a presença de representantes das instituições envolvidas, além dos jovens participantes e seus responsáveis.
Segundo Dário Lemos, diretor regional do SENAI Pará, a proposta se alinha ao compromisso da instituição com a inclusão social por meio da educação profissional. “O SENAI tem como missão preparar pessoas para o mundo do trabalho, e quando fazemos isso alcançando jovens em situação de vulnerabilidade, reforçamos ainda mais nosso propósito. Acreditamos que a qualificação profissional pode abrir portas, transformar trajetórias e gerar oportunidades concretas para um futuro com dignidade e autonomia.”
Para o juiz Vanderley de Oliveira Silva, titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Belém, o projeto inaugura uma nova etapa na atuação em prol de crianças e adolescentes. “Estamos muito felizes, enquanto coordenação da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em dar esse start, este aspecto inaugural de eclosão do programa Novos Caminhos. Certamente isso vai angariar outras parcerias para uma inclusão ainda mais ampla, não somente na Região Metropolitana de Belém e municípios como Marabá, mas também Portel, Parauapebas, Salinópolis, Abaetetuba, Igarapé-Miri, entre outros.”
A gerente geral de Recursos Humanos da Vale, Vanessa Mendes, destacou a importância da formação profissional como ferramenta de transformação. “Ao aderir ao Programa Nacional Permanente de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e Adolescentes Acolhidos e a Egressos de Unidades de Acolhimento, buscamos contribuir para a transformação da realidade desses jovens, que estão em situação de vulnerabilidade, para que conquistem cada vez mais oportunidades de desenvolvimento, por meio da qualificação profissional e da ampliação do seu potencial de empregabilidade. Esperamos que os jovens que iniciam essa formação, fruto dessa parceria, possam desenvolver seus talentos e o potencial de transformação que todos têm para construir um futuro ainda mais promissor.”
O Programa Novos Caminhos é implementado por meio de acordos de cooperação técnica, como o firmado entre o TJPA, SENAI, Vale e SRT/PA, que estabelece ações nas áreas de educação básica e profissional, vida saudável, empregabilidade e parcerias para oferta de outras iniciativas.