Passeio histórico com selo da Jornada COP+ celebra o Dia da Indústria no bairro do Reduto
- Mayra Leal
- há 2 dias
- 2 min de leitura

O aulão gratuito ‘Caminhos do Reduto’, no próximo dia 25, propõe um mergulho na história da industrialização da cidade e suas transformações sociais e econômicas desde o século XIX. O passeio pelas ruas do tradicional bairro do centro de Belém, que será conduzido pelo
historiador Michel Pinho, é promovido pela Gerência Executiva de Cultura do SESI Pará e tem o selo da Jornada COP+.
A ação tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer a identidade cultural local por meio de uma abordagem educativa, acessível e conectada com os desafios contemporâneos.
O historiador Michel Pinho destaca a importância de conhecer a história do setor industrial de um jeito diferente. “Vamos caminhar pelos bairros, falando um pouco da nossa história e da nossa identidade. É uma aula pública para entender, no dia da indústria, a importância desse setor tão presente na formação da cidade”, afirmou. Durante o trajeto, o público será convidado a conhecer marcos históricos da industrialização, curiosidades e espaços simbólicos que ilustram o avanço industrial e suas implicações na vida cotidiana dos belenenses.
O aulão integra a programação da Jornada COP+ porque está alinhado a um dos propósitos do movimento liderado pela indústria que é promover reflexões sobre o desenvolvimento urbano, a história econômica e o papel da indústria no crescimento das cidades, para um futuro sustentável.
O professor também destacou que a iniciativa reforça o papel da educação como ferramenta de transformação social e de valorização da memória coletiva. “Esse é um projeto importante da Jornada COP+ porque vai fazer com que a gente conheça a nossa história, fortaleça nossa identidade e , sobretudo, leve educação pública e gratuita para quem quiser aprender sobre Belém”, completou.
Dia da Indústria
Comemorado em 25 de maio, o Dia da Indústria é uma homenagem a Roberto Simonsen, engenheiro, professor, historiador e empresário que teve papel fundamental no avanço da industrialização brasileira. Simonsen teve atuação marcante na década de 1930, quando defendeu a importância da industrialização para a soberania econômica e o progresso do país. A data foi instituída após seu falecimento, em 1948, como forma de reconhecer sua contribuição para o setor.
Jornada COP+
Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Jornada COP+ tem o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Ação Pró-Amazônia, da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), SESI, SENAI, IEL e Instituto Amazônia+21. O projeto tem patrocínio master da Vale e premium da Guamá Tratamento de Resíduos.
Serviço: Caminhos do Reduto
Data: 25 de maio (domingo)
Horário: 8h
Ponto de concentração: Batalhão de Polícia Castilho França. Rua Gaspar Viana, 746.
Chegada: Doca de Souza Franco