top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Projeto promove debate climático por meio do cinema e premia curtas estudantis

Atualizado: 16 de out.

ree

Produtos audiovisuais que trazem reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas e sobre a necessidade de construir um futuro sustentável, feitos por alunos do ensino médio. Esse é o resultado do Projeto Curta na Escola: Lentes para o futuro do clima na Amazônia, realizado com estudantes das escolas Sesi de Belém, Ananindeua e Paragominas. A iniciativa promovida pela Gerência Executiva de Cultura do SESI, em parceria com a Jornada COP+, está chegando à reta final e terá cerimônia de encerramento e premiação no dia 24 de setembro, no Teatro do SESI, em Belém.


Unindo criatividade, visão de futuro para o clima na Amazônia e incentivando o aprendizado de novas práticas, a iniciativa convidou os jovens a refletirem sobre responsabilidade ambiental e transição justa. Foram cinco meses de formação e produção, com oficinas práticas de roteiro, produção, gravação e edição, ministradas pelo produtor audiovisual Felipe Vieira. Os estudantes também assistiram palestra sobre transição energética, ministrada por Daniel Sobrinho, diretor do Sistema FIEPA, coordenador da Absolar no Pará e co-líder do Comitê da Transição Energética da Jornada COP+.


Segundo Ana Cláudia Moraes, Gerente Executiva de Cultura do SESI Pará, o projeto estimula o uso criativo da tecnologia, ao mesmo tempo em que desenvolve competências digitais e ambientais entre os estudantes. “O Curta na Escola é um projeto que nasceu com o propósito de ecoar as vozes dos jovens, oferecendo a eles a oportunidade de expressar suas percepções sobre um tema tão urgente como as mudanças climáticas, com foco na Transição Energética, utilizando a linguagem audiovisual”, pontua.


Ao todo, foram produzidos 16 curtas-metragens por 230 participantes, numa experiência que conectou educação, criatividade, audiovisual, meio ambiente e tecnologia acessível. Uma comissão de especialistas do SESI selecionará os três melhores de cada escola que disputarão a premiação final, no dia 24 de setembro. Os nove trabalhos finalistas serão exibidos na cerimônia, e três serão premiados nas categorias: melhor curta, melhor roteiro e melhor edição. Eles receberão o 1° Troféu Curta na Escola: Lentes para o futuro do clima na Amazônia e medalhas de reconhecimento.  


A cerimônia contará com a presença da cantora e atriz Naieme, vencedora do Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado; da cineasta e produtora paraense Zienhe Castro; e terá como mestre de cerimônia o rapper e ator Pelé do Manifesto. A Gerente Executiva de Cultura do SESI Pará destaca o reconhecimento que a noite trará para os alunos e o protagonismo de cada envolvido. “Para a premiação, esperamos não apenas reconhecer os três melhores curtas, mas principalmente celebrar a criatividade, o protagonismo e a capacidade desses jovens de transformar ideias em obras audiovisuais que dialogam com questões ambientais e sociais. Também será um momento de troca muito rica, pela presença de convidados de grande relevância no cenário cultural”, afirma.


Projeto está alinhado aos propósitos da Jornada COP+


ree

Durante todo o processo, os estudantes também puderam explorar sua criatividade, talento e desenvoltura tecnológica, utilizando ferramentas digitais que apoiaram toda a produção. O projeto está alinhado estrategicamente ao eixo de Transformação Digital e Inovação da Jornada COP+, ao propor o uso da linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica e de sensibilização social  e estimular a inclusão digital e a consciência ambiental, contribuindo para a formação de uma geração mais preparada para enfrentar os desafios contemporâneos e comprometida com o futuro do território amazônico. 


Ana Cláudia Moraes enfatiza o alinhamento do projeto com a Jornada COP+, destacando seu papel no estímulo ao aprendizado e ao pensamento crítico. “Assim como a Jornada, ele convida os jovens a refletirem sobre os impactos das mudanças climáticas e a traduzirem essas reflexões em produções audiovisuais criativas e acessíveis. Também prepara os estudantes para os desafios do presente e do futuro”, destaca.


Ela ressalta ainda o uso do celular como ferramenta de inclusão digital e a criação de um espaço de aprendizado prático sobre assuntos cada vez mais atuais. “Ao incentivar a democratização do conhecimento, promovemos o protagonismo juvenil e valorizamos a cultura como instrumento de transformação social. O projeto complementa a Jornada reforçando a importância de formar cidadãos conscientes, criativos e comprometidos com um futuro mais sustentável para além da COP”, conclui.


Palestrante do projeto, Daniel Sobrinho destacou a oportunidade de contribuir para a formação dos estudantes. “Durante as palestras, explicamos o que é a transição energética, incentivamos o uso de fontes renováveis e mostramos como isso contribui para a melhoria do meio ambiente e das condições climáticas. Foi uma experiência muito positiva interagir com os alunos das escolas. Tenho certeza de que será algo importante para o futuro deles, como já está sendo no presente”, afirma.

Após a cerimônia de premiação, os trabalhos vencedores serão disponibilizados nos canais digitais do Teatro do SESI. 


Realização - Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Amazônia+21, a Jornada COP+ é correalizada pela Hydro, com o patrocínio super master da Vale e da Albras, e patrocínio premium da Guamá Tratamento de Resíduos, SINOBRAS e Bayer. A iniciativa foi idealizada pela Temple Comunicação e tem o apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), SESI e SENAI.


Serviço: Cerimônia de premiação do Projeto Curta na Escola: Lentes para o futuro do clima na Amazônia

Data: 24 de Setembro de 2025

Horário: 17h 

Local: Teatro do SESI, localizado na Avenida Almirante Barroso, nº 2540



Por Nicole Oliveira, sob supervisão de Mayra Leal.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page