SENAI certifica 730 alunos em nova etapa do programa Capacita COP 30
- deborabarbosa2
- 13 de mai.
- 1 min de leitura

Nesta segunda-feira (12), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, foi realizada a certificação da quarta etapa do programa Capacita COP 30. Nesta fase, foram certificados 2 mil participantes, dos quais 730 concluíram cursos oferecidos pelo SENAI. Os certificados incluem um selo que identifica os concluintes como qualificados para atuar nas atividades relacionadas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém.
Lançado pelo Governo do Pará em março de 2024, o Capacita COP 30 busca qualificar profissionais para atuarem em diferentes áreas da cadeia produtiva durante o evento. O programa é desenvolvido em parceria com mais de 25 instituições públicas e privadas e tem como foco o atendimento às demandas temporárias e estruturais da conferência.

Até a conclusão do programa, o SENAI Pará disponibilizará 6 mil vagas gratuitas, distribuídas entre os municípios de Belém, Barcarena, Castanhal, Bragança, Paragominas e Marabá, além de outras 138 localidades atendidas por meio da plataforma Escola SENAI Digital. Até o momento, foram ofertadas 4.567 vagas.
O gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará, Davis Siqueira, destaca a atuação da instituição no processo de formação. “Nosso papel é garantir que os cursos ofertados estejam alinhados com as necessidades do mercado de trabalho geradas pela COP 30. Trabalhamos com base em critérios técnicos e empregabilidade, para que os participantes estejam prontos para atuar em funções diretamente ligadas ao evento ou em setores impactados por ele”, diz Siqueira.

Mais informações e inscrições nos cursos de capacitação estão disponíveis na plataforma capacitacop30.pa.gov.br