SENAI Pará promove evento para destacar protagonismo feminino na indústria
- deborabarbosa2
- 18 de ago.
- 2 min de leitura

A presença das mulheres na indústria brasileira vem crescendo nos últimos anos, embora ainda existam desafios a superar. Esse movimento tem relação direta com mudanças culturais e políticas de incentivo adotadas por empresas do setor, além da ampliação do acesso das mulheres à educação técnica e superior, que abriu novas possibilidades de atuação em áreas historicamente ocupadas por homens.
Dados do Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que em 2008 as mulheres ocupavam 24% das vagas de liderança. Em 2021, essa participação aumentou para 31,8%.
Na indústria esse avanço foi o mais expressivo entre todos os setores da economia. Enquanto a presença feminina em funções de liderança cresceu 32,5% na indústria no período, nos demais segmentos a alta foi de 9,8%. O levantamento também aponta que 6 em cada 10 indústrias já possuem políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero, e em 61% dos casos essas iniciativas estão em vigor há mais de cinco anos.
É nesse contexto que o SENAI Pará promove, nesta quarta-feira (20), o evento “Agora é que são ELAS na Indústria”, que reunirá estudantes, lideranças, empresárias e especialistas para debater o protagonismo feminino no setor industrial. A iniciativa busca dar visibilidade às contribuições das mulheres, além de discutir os desafios e as oportunidades de inserção em um mercado cada vez mais tecnológico e inovador. A programação será realizada a partir das 14h, no Teatro do SESI, em Belém.
O encontro contará com duas palestras principais. A primeira, intitulada “A Atuação da Mulher na Indústria: Protagonismo Feminino e Inovação no Setor Produtivo”, terá a participação de Marcella Novaes, vice-presidente executiva da FIEPA, e da empresária da indústria têxtil e diretora da FIEPA, Priscilla Vieira, sob mediação de Amanda Thicyane, coordenadora do SENAI Getúlio Vargas. Na sequência, a publicitária e influenciadora paraense Dina Carmona, fundadora do movimento Mulheres Fortes do Norte e curadora do projeto Filhas da Amazônia, ministrará a palestra “O que se espera da profissional mulher no mercado de trabalho”.
As inscrições são gratuitas, pelo SITE. Vagas limitadas.







