Sinquifarma avança na criação de associação para fortalecer a bioeconomia paraense
- fernandogomes207
- 6 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Nova associação reunirá empresas com foco em desenvolvimento, captação de recursos e valorização de produtos regionais

Nesta terça-feira (05), representantes de empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos, Petroquímicos, Farmacêuticos, Perfumaria e Artigos de Toucador do Estado do Pará (Sinquifarma) participaram de uma reunião estratégica para consolidar avanços do projeto Amazônia na Pele. A principal deliberação do encontro foi a criação da Associação voltada ao setor, entidade que reunirá empresas e atuará em frentes como capacitação, captação de recursos, legalização, marketing e promoção institucional.
“A criação da associação é um passo importante para fortalecer nossa atuação de forma mais estruturada e ampliar as possibilidades de desenvolvimento fora do ambiente sindical”, destacou Fátima Chamma, vice-presidente do Sinquifarma.

Durante o encontro, os participantes contaram com a presença do presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, cuja participação foi considerada estratégica para o fortalecimento do projeto.
“A presença do presidente Alex Carvalho foi um dos pontos mais relevantes do encontro, pois nos permitiu compreender de forma mais ampla as possibilidades que a Federação oferece aos sindicatos, especialmente no contexto da jornada COP+ e da valorização da bioeconomia, que é uma das frentes mais fortes de atuação do Sinquifarma,” destacou Fátima Chamma.
Próximos passos
Além da formação da associação, outro ponto aprovado durante a reunião foi a criação de um site exclusivo para o projeto Amazônia na Pele. A plataforma digital será vinculada ao portal do Sinquifarma e funcionará como vitrine para os produtos, iniciativas e ações desenvolvidas pela nova entidade, fortalecendo a presença institucional do projeto no ambiente online.
A iniciativa surge em um momento estratégico, com a aproximação da COP30, evento global sobre mudanças climáticas que será realizado em Belém. A Associação Amazônia na Pele pretende consolidar a produção regional da bioeconomia como um dos grandes destaques da Amazônia, promovendo a inovação, a sustentabilidade e o valor agregado dos produtos locais no cenário nacional e internacional.






