top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

XVII Feira da Indústria do Pará será em maio de 2026, em Belém


ree

A FIPA é o maior evento de negócios do setor industrial da Amazônia


A 17ª edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA) já tem data marcada para 2026. Maior evento industrial da Amazônia, a feira será realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), entre os dias 20 e 23 de maio de 2026, com expectativa de público superior a 30 mil pessoas. As vendas de estandes e as cotas de patrocínio já estão abertas para empresas que queiram participar do evento. Expositores e patrocinadores de edições anteriores têm condições e descontos especiais.  


Consolidada como espaço estratégico de negócios, inovação e articulação institucional, a FIPA é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). 


O evento reunirá expositores de diversos segmentos da indústria, lideranças empresariais e políticas, além de especialistas do Brasil e do exterior. A programação inclui feira de exposições, rodadas de negócios e um congresso técnico voltado aos principais desafios e tendências do setor industrial em escala regional, nacional e global. 





“Amazônia: raiz do futuro”


A edição de 2026 pretende destacar o papel da indústria como vetor de desenvolvimento sustentável na região. Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o evento representa uma vitrine de soluções que integram produção, conservação ambiental e inclusão social. “A FIPA é um ponto de encontro entre o que já fazemos hoje e o que podemos construir para o futuro. A Amazônia tem condições de liderar uma nova economia industrial, baseada em tecnologia, conhecimento tradicional e respeito ao meio ambiente. Esse é o caminho que queremos mostrar ao Brasil e ao mundo”, afirma. 


Um dos destaques da programação é o pavilhão de exposições, onde acontece uma das maiores feiras de negócios do Norte do país. Serão cerca de 100 estandes que divulgam e fomentam produtos, maquinários e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais, de setores como alimentos e bebidas, mineração, madeireiro, químico e petroquímico, construção civil, entre outros - somando mais de 30 atividades industriais representadas do Pará e de outras capitais da Amazônia. 



Congresso Técnico da Indústria


ree

Desde a edição anterior, em 2024, a FIPA passou a contar com um Congresso Técnico que, durante dois dias, reúne especialistas locais, nacionais e internacionais para discutir inovação, políticas públicas, investimentos, melhores práticas de mercado e temas voltados ao aprimoramento da indústria e ao desenvolvimento socioeconômico do Estado. A programação inclui palestras, mesas-redondas, fóruns, painéis e workshops, com mais de 50 palestrantes e expectativa de reunir cerca de mil participantes. 



ree

O Congresso Técnico da FIPA 2026 será estruturado em quatro eixos: Gestão e Liderança Industrial, com foco em cultura organizacional, inclusão, atração de investimentos e desenvolvimento sustentável; Competitividade e Cadeia Produtiva, com debates sobre logística, parcerias público-privadas e políticas de incentivo; Sustentabilidade e a Indústria, abordando descarbonização, energias renováveis, economia circular e sociobioeconomia; e Tecnologia e Inovação, com temas como inteligência artificial, internet das coisas, automação, cibersegurança e digitalização dos processos produtivos. 


Segundo Alex Carvalho, uma das propostas do Congresso é manter o debate sobre transição energética, sustentabilidade e inovação nos negócios em evidência, mesmo após a realização da COP30 em Belém. “O Congresso Técnico será uma das âncoras dessa discussão, com destaque para a importância da liderança empresarial nos processos de transformação. Queremos valorizar o papel do líder industrial que está à frente das mudanças, que participa ativamente da construção de soluções e impulsiona o avanço dos seus negócios e do setor como um todo. A indústria da Amazônia tem dado exemplos claros de como esse engajamento faz diferença para transformar desafios em oportunidades”, afirma o presidente da FIEPA. 


ree


Notícias Relacionadas

CONGRESSO TÉCNICO DA XVI FIPA DISCUTIRÁ SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page