Notícias

Aluno do SESI Pará é 1º lugar em olimpíada nacional

Aluno do SESI Pará é 1º lugar em olimpíada nacional

Aluno do SESI Pará é 1º lugar em olimpíada nacional

Aluno do SESI Pará é 1º lugar em olimpíada nacional

Entre os 189 mil inscritos na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, um paraense se destacou. Eduardo Ferreira de Azevedo Duda, aluno do 9º ano da Escola SESI Icoaraci, obteve o primeiro lugar geral no estado do Pará na competição. A premiação do estudante ocorreu em duas cerimônias – a primeira no dia 07 de dezembro, em Brasília, e a segunda, organizada pela empresa Equatorial, no dia 16 de dezembro na própria escola com a presença de familiares, amigos e professores.

Somente no Pará participaram da ONEE 7.100 estudantes, de 105 escolas de todo o estado. A iniciativa reúne estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e tem como objetivo fortalecer a formação de professores, estimular os alunos sobre o uso racional e eficiente da energia e aproximar as escolas do tema eficiência energética.

Eduardo conta que o conteúdo das aulas ajudou muito na sua preparação. “Eu soube da ONEE na Feira Pan-Amazônica do Livro, em setembro, e fiquei com muita vontade de participar. Já tínhamos tido aulas sobre energia e eletricidade, então busquei complementar os estudos com vídeo aulas específicas sobre eficiência energética e gamificação, formato que seria utilizado nas etapas da Olimpíada”, explicou o estudante.

Integrante de um dos grupos de robótica da Escola SESI Icoaraci, Eduardo teve facilidade para estudar o tema e entender conceitos de programação, codificação e desenvolvimento, o que ajudou na compreensão de como as provas da olimpíada seriam aplicadas. “Gostei muito da prova, foi bem interessante, mas eu não esperava conseguir a medalha de ouro. Acho que a minha segurança e autocontrole na hora da prova ajudaram muito pra que eu conseguisse esse resultado. Essa premiação vai me ajudar a ter mais eficiência nos estudos, vou me dedicar ainda mais agora que estou seguindo para o ensino médio”, detalhou Eduardo, que recebeu também um notebook como parte da premiação.

Família apoiadora – A família de Eduardo mora em Icoaraci, distrito a 20 km do centro de Belém. Desde que ele e a irmã, Talita, eram pequenos, a intenção dos pais era de matriculá-los no SESI.

Joans de Azevedo Duda, pai do aluno, conta que ele sempre foi dedicado aos estudos. “O Eduardo é alegre, tem bom convívio com os colegas e uma das características dele é viver na biblioteca. Lê livros grandes, de 700 páginas em pouco tempo. Ele sempre foi um bom aluno, com boas notas”, comenta.

Para Marilene Ferreira, mãe do estudante, a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é o reflexo do bom relacionamento entre a família e a escola. “Recebemos a notícia do primeiro lugar no Pará juntos, estávamos em casa. Foi um grande momento, ele ficou eufórico, disse que não acreditava. Somos muito gratos a Deus e ficamos felizes pelas oportunidades e portas que estão se abrindo para ele. Depois dessa premiação nós e ele acreditamos que outras grandes conquistas virão”, disse.

Márcia Arguelles, gerente executiva de Educação do SESI Pará, comemorou a conquista do aluno e deseja que ele siga com bons resultados. “Ficamos muito satisfeitos em ver o sucesso dos nossos alunos. Eduardo é um exemplo da parceria positiva entre família e escola, de como esse trabalho conjunto traz bons resultados. Ele é um aluno brilhante e que está pronto para entrar no ensino médio e seguir a sua formação educacional”, completou.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA