CNI negocia compra de vacina contra Covid-19 para trabalhadores da indústria

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, afirmou na quarta-feira (16) que o Serviço Social da Indústria (SESI) está preparado para comprar vacinas contra a Covid-19. A meta é vacinar os trabalhadores da indústria, a partir de fevereiro, especialmente os mais jovens, que não estão listados como prioridade no plano de vacinação do Governo Federal.

A medida pode beneficiar também os trabalhadores paraenses, que poderão ser vacinados pelo SESI Pará. O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, explica que o Departamento Regional do SESI no Estado foi um dos primeiros a incentivar essa iniciativa nacional. “O Sistema FIEPA anda de mãos dadas com a indústria e com a sociedade no combate à pandemia. Realizamos aqui, ao longo do ano, várias ações, como a manutenção de aparelhos respiradores e a doação de equipamentos de proteção individual para hospitais e profissionais de saúde. A vacinação dos trabalhadores da indústria seria mais um passo importante nessa luta”, avalia.

Tudo depende agora da disponibilidade de vacina no mercado. De acordo com Robson Andrade, presidente da CNI, o SESI possui recursos para a compra e já tem um planejamento para realizar a imunização dos trabalhadores do setor. No Pará, por exemplo, existe todo um protocolo anual para a vacinação contra H1N1, cujo planejamento também pode ser usado na vacinação contra a Covid-19. Este ano, inclusive, mesmo com a pandemia, as equipes do SESI não pararam e conseguiram imunizar mais de 9 mil trabalhadores contra o H1N1.