Empresas exportadoras ganham desconto na emissão do certificado de origem

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria. Para marcar a data, durante todo o mês, o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (CIN/FIEPA) estará com uma campanha de descontos para empresas que desejarem fazer a emissão do Certificado de Origem. O documento garante ao exportador os benefícios alfandegários previstos nos acordos comerciais do Brasil com mais de 23 países. A campanha é direcionada às empresas sindicalizadas ao Sistema FIEPA e vai até 31 de maio.

No Pará, o CIN/FIEPA emite o documento em formato digital, em até 15 minutos, a partir do Sistema COD Brasil, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de reduzir erros, falsificações e a burocracia na obtenção do documento. Por meio da plataforma on-line, o empresário consegue emitir o Certificado de Origem Digital (COD) de forma mais simples, rápida e segura.

Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, explica que o Certificado de Origem é fundamental para a competitividade de pequenas e médias empresas no mercado exterior. “Um dos documentos mais importantes para empresas exportadoras, o Certificado de Origem é exigido no mundo todo como uma forma de comprovar a origem e garantir a confiabilidade da mercadoria. Ao apresentar esse documento, as nossas empresas exportadoras, além de reduzir custos, conseguem passar aos compradores internacionais mais credibilidade nas negociações, o que consequentemente traz mais competitividade diante da concorrência”, explica Cassandra.

No período da campanha, o valor passa de R$ 70,00 para R$ 48,00 (para as empresas sindicalizadas ao Sistema FIEPA). Para emitir o COD, interessados podem entrar em contato com o CIN/FIEPA pelo telefone e Whatsapp (91) 4009-4996 e pelo e-mail cin@fiepa.org.br.