Notícias

Evento marca lançamento da XVI Feira da Indústria do Pará

Evento marca lançamento da XVI Feira da Indústria do Pará

Evento marca lançamento  da XVI Feira da Indústria do Pará

Em meio a uma palestra sobre negócios e biodiversidade, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) lançou nesta quinta-feira (25) a próxima edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA), que será realizada em 2024, em Belém. O evento de lançamento, que reuniu empresários, sindicatos da indústria e outras instituições representativas do setor produtivo, marcou as comemorações pelo Dia da Indústria e o início das vendas e reservas de estandes.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Pará possui PIB industrial de R$ 84,2 bilhões. No Estado, a indústria emprega quase 200 mil trabalhadores. Para o vice-presidente executivo da FIEPA, José Maria Mendonça, o setor produtivo contribui diretamente para o desenvolvimento da região. “Nós temos uma indústria muito atuante aqui na Amazônia e o nosso compromisso como representantes do setor produtivo é apoiar essas indústrias para que tenham a oportunidade de se fortalecer. Por isso é que nós temos sempre nos posicionado na defesa da nossa região Amazônica, pela valorização das nossas riquezas e do nosso povo, porque sabemos do potencial que nós temos aqui, e o quanto nós, como amazônidas, podemos contribuir para o crescimento do país”, afirmou Mendonça.

Após a cerimônia de abertura, foi proferida a primeira palestra do evento, pela especialista Vanessa Pinsky, consultora em estratégias para a sustentabilidade, agenda ESG e inovação sustentável. Ela falou sobre a importância da manutenção de uma agenda sustentável, não apenas para grandes empresas, mas também para pequenos e médios negócios como estratégia para alcançar maior diferencial de mercado e mais competitividade. “O fomento de negócios sustentáveis no estado do Pará é fundamental para a competitividade da indústria. Então, o papel da FIEPA em trabalhar questões da agenda ESG e trazer discussões fundamentadas em competitividade, ciência, tecnologia, inovação e como as empresas podem mapear os seus riscos nos pilares sociais, ambientais e de governança, é fundamental para que o Estado consiga trabalhar num processo de industrialização integrado para que os produtos alcancem um maior valor agregado”, afirmou Pinsky, que é pós-doutoranda em bioeconomia, com foco em governança, política pública e cadeias de valor da sociobiodiversidade na Amazônia.

A abordagem está alinhada ao tema da próxima FIPA que será “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”. De acordo com o vice-presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o objetivo da Feira em 2024 será apresentar as contribuições do setor produtivo para a economia do Estado e as ações socioambientais das indústrias instaladas no Pará. “A Feira será um espaço onde toda a nossa cadeia produtiva industrial poderá mostrar nossos produtos e nossos propósitos, e essa agregação de valores entre produção industrial, desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente, porque, neste momento, estamos diante de um modelo novo que desponta cada vez mais, que é a bioeconomia, e a Federação vem, por meio da FIPA, atuar como um facilitador para discutir também um novo modelo de produção industrial, direcionado para a redução da pegada de carbono, por exemplo, e para outras questões relacionadas aos desenvolvimento social e de governança”, afirmou Carvalho.

Durante o lançamento da FIPA, houve a apresentação de algumas iniciativas sustentáveis de indústrias instaladas na região. Uma delas foi a Hydro, que falou sobre os projetos que incentivam o empreendedorismo na Amazônia. “A Hydro entende a sustentabilidade como a base para o futuro, e para ser reconhecida como uma empresa líder da indústria ela precisa fazer com que o impacto dela seja positivo para todas as pessoas, parceiros de negócios e para o meio ambiente. Então, o nosso trabalho é desenvolvido para alcançar o objetivo de desenvolvimento sustentável do território”, afirmou Higia Brandão, gerente sênior de Programas Socioambientais da Norsk Hydro no Brasil.

Promovida a cada dois anos pelo Sistema FIEPA, a Feira da Indústria do Pará (FIPA) tem correalização do Sebrae no Pará e patrocínios da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI e IEL. É composta por uma feira de exposição de produtos e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais, e programação técnica com palestras e fóruns, rodadas de negócios, torneio de inovação, soluções tecnológicas e apresentações culturais.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA