Alubar conquista reconhecimento Empresa Pró-Ética da CGU pela terceira vez

Pela terceira edição consecutiva, a Alubar foi contemplada com o reconhecimento Empresa Pró-Ética, concedido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Ethos.  O reconhecimento público é destinado às empresas alinhadas às melhores práticas de conformidade e medidas de enfrentamento à corrupção e fraude. A empresa é a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina e a maior do continente na produção de vergalhões de alumínio.

O anúncio das Empresas Pró-Ética foi realizado em uma cerimônia que ocorreu nesta terça, 7 de dezembro, em Brasília.  A iniciativa criada em 2010, busca promover no país um ambiente corporativo mais íntegro e transparente. O processo de avaliação leva em conta critérios como o suporte da alta administração, comunicação e treinamentos, monitoramentos e auditorias, código de conduta e política de compliance. As empresas aprovadas com o reconhecimento não recebem privilégios em suas relações com o setor público, mas contam com os benefícios do reconhecimento público, publicidade positiva e avaliação detalhada dos seus programas de integridade.

O resultado atesta não apenas a robustez do Programa de Integridade da Alubar Metais e Cabos, como também a sua evolução ao longo dos anos. “O programa de Compliance da Alubar foi implementado em 2015, sendo pautado nas melhores práticas. Ao longo do tempo, o nosso programa veio amadurecendo e se consolidando, o que levou à conquista do Empresa Pró­Ética nas edições de 2017 e de 2018/2019. Agora, a conquista pela terceira vez consecutiva confirma a seriedade do nosso compromisso em atuar de acordo com elevados padrões de integridade, ética e transparência”, afirma o Diretor de Auditoria Interna e Compliance do Grupo Alubar, André Cruz.

Na edição 2020-2021, o reconhecimento Empresa Pró-Ética também levou em consideração a atuação das empresas durante a pandemia de COVID-19. As organizações que fizeram doações e auxiliaram de alguma forma no enfrentamento à pandemia ganharam pontos extras na avaliação, desde que se comprovasse que essas ações foram feitas com lisura e transparência. A Alubar realizou doações de alimentos e insumos de saúde entre 2020 e 2021 seguindo rigorosos padrões de integridade, mesmo antes de saber que este seria um critério de pontuação para obtenção do reconhecimento Pró-Ética.

O Diretor Executivo do Grupo Alubar, Maurício Gouvea, ressalta a importância do reconhecimento para a sustentabilidade do negócio e o bom relacionamento da empresa com seus colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade do entorno. “Ser uma Empresa Pró-Ética mostra ao mercado que nos preocupamos em fomentar um ambiente corporativo mais íntegro no Brasil. Isso aumenta a confiança entre os nossos parceiros de negócios, pois, para os clientes, é interessante se relacionar com uma empresa que se destaca pela integridade”, afirmou.