Notícias

Evento marca nova etapa da construção do plano de implementação da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE)

Evento marca nova etapa da construção do plano de implementação da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE)

Evento marca nova etapa da construção do plano de implementação da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE)

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme) promoveram, nesta quinta-feira (01/02), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), mais uma das etapas para a construção do plano de implementação da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) no Estado do Pará. O encontro vai até o dia 02/02, com oficinas conduzidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A FIEPA, por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) apoia a iniciativa.

Visando à realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas - COP 30, em 2025, o Estado do Pará foi escolhido para sediar os trabalhos que devem prever um conjunto de ações para impulsionar as exportações estaduais e regionais, levando em conta os desafios e prioridades locais.

Para o vice-presidente executivo da FIEPA, Clóvis Carneiro, que conduziu a abertura do evento, a entidade está sempre empenhada nas questões que envolvem a política exportadora. “Há 30 anos, nós fundamos o nosso Centro Internacional de Negócios, porque o comércio exterior é um vetor de desenvolvimento muito grande em todas as suas vertentes, desde os produtos primários, até os produtos de alta tecnologia. Então, essa iniciativa do MDIC é muito representativa aqui para a nossa Federação, que em todos estes anos vem realizando um trabalho contínuo junto às pequenas e médias indústrias locais, no sentido de fortalecer a cultura exportadora, dando todo o apoio necessário para que consigam ampliar o seu alcance no mercado global, o que contribui significativamente para a verticalização da nossa balança comercial”, afirmou o vice-presidente executivo da FIEPA. 

Segundo a diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Sherry Brom Rodrigues, a primeira etapa das oficinas ocorreu no final de 2023. “Este evento é a continuidade de uma agenda que foi iniciada no ano passado pela Enap e MDIC, com o apoio do CIN/FIEPA, e esperamos conseguir potencializar a cultura exportadora do nosso Estado, gerando desenvolvimento econômico, emprego e renda, valorizando e dando visibilidade para os nossos produtos no mundo”, avaliou a diretora da Sedeme. 

Sobre a Política Nacional de Cultura Exportadora - A PNCE foi instituída pelo Decreto nº 11.593 e busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro. Também tem o objetivo de proporcionar melhor coordenação entre órgãos envolvidos na promoção do comércio exterior e no apoio ao ingresso e à permanência de empresas no mercado externo. 

No Pará, a Sedeme, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS), atua como ponto focal na articulação junto às instituições parceiras com ações no setor do comércio exterior a nível estadual.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA