Notícias

FIEPA debaterá oportunidades em bioeconomia na COP 28, em Dubai

FIEPA debaterá oportunidades em bioeconomia na COP 28, em Dubai

FIEPA debaterá oportunidades em bioeconomia na COP 28, em Dubai

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), que será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante o evento, o presidente da entidade, Alex Dias Carvalho, será um dos debatedores no painel “Desafios e oportunidades da bioeconomia brasileira”, que discutirá os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas em bioeconomia, considerando as experiências e o potencial do Brasil como país megadiverso. O painel será no dia 04 de dezembro, no estande da Confederação Nacional da Indústria, no auditório do Pavilhão do Brasil.

Segundo o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o painel será uma oportunidade para discutir estratégias que aliem desenvolvimento econômico, conservação ambiental e inclusão social. “Estamos vivendo um momento crucial para o nosso Estado, para o Brasil e para o mundo, onde as questões relacionadas ao respeito às pessoas e ao meio ambiente têm se destacado, sobretudo quando se fala de Amazônia. Por isso, precisamos discutir novos modelos econômicos que priorizem a descarbonização dos processos produtivos para garantir a redução de gases do efeito estufa, e o fomento à bioeconomia, para que seja possível uma maior convergência entre produção, competitividade, inovação, preservação ambiental e desenvolvimento humano”, explica Carvalho.

A bioeconomia será um tema recorrente durante o debate na COP 28. “Na Amazônia, a bioeconomia já é uma realidade e o Pará é referência nessa área. Aqui podemos dar como exemplo, o açaí, que num período de dez anos, teve um aumento de 16.000% em suas exportações, além de diferentes produtos de origem florestal, como o cacau e a castanha-do-Pará. Então, precisamos criar políticas de incentivo à industrialização (beneficiamento e transformação) dos nossos produtos naturais com escalabilidade sustentável e impulsionado o incremento de postos de trabalho, além da agregação de valor às exportações”, reforça Alex Carvalho.

Segundo o presidente da FIEPA, durante a Conferência, a entidade também dialogará sobre a importância do fomento de políticas públicas e investimentos na indústria da Amazônia. “O Pará, como um dos maiores estados da Amazônia, é estratégico nesse cenário e a participação da indústria é fundamental para que o desenvolvimento ocorra de forma sustentável e eficaz para os moradores da região. As transformações atuais, exigem a nossa região e o setor produtivo local sejam protagonistas no debate e na construção de políticas públicas voltadas ao crescimento regional”.

O painel também contará com as participações do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e do Instituto Amazônia + 21, Marcelo Thomé; do presidente-executivo da Associação Brasileira de Bioinovação, Thiago Falda e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Silvio Rangel. A mediação será feita pela paraense Isabela Morbach, vice-presidente do Instituto Bem da Amazônia e Cofundadora e Diretora da CCS Brasil, uma associação sem fins lucrativos criada para promover projetos de Captura e Armazenamento de CO2 no Brasil.

A participação da FIEPA na COP 28 integrará a agenda de ações da CNI que terá uma participação recorde, com a presença de mais de 100 empresários, e pela primeira vez contará com um estande próprio no pavilhão brasileiro, onde será exibido o trabalho que o setor vem fazendo para se tornar cada vez mais sustentável. O espaço 100 m² vai sediar debates, painéis e apresentações de empresas convidadas.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA