FIEPA PROMOVE PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em pesquisa divulgada em 2023, cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponde a cerca de 720 milhões de pessoas. Na América Latina, o Brasil lidera o ranking de casos de ansiedade e depressão, com aproximadamente 19 milhões de pessoas com essas condições. Ainda segunda a OMS, o Brasil tem o terceiro pior índice de saúde mental dentro de um ranking com 64 países, à frente apenas do Reino Unido e da África do Sul e 11 pontos abaixo da média geral.

Atenta a este cenário, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) promoveu, na manhã desta quarta-feira (24/01), a palestra “O autocuidado como pilar de promoção da saúde mental”, ministrada pelo médico, advogado e professor, Marcos Mendanha. Realizada em formato híbrido e transmitida para todas as unidades do Sistema FIEPA, a palestra abordou as principais causas dos transtornos mentais, impulsionadas pela pandemia, e as estratégias necessárias para manter a mente saudável e produtiva.

Para o palestrante, a discussão sobre saúde mental precisa alcançar todos os pilares da sociedade, da família ao mundo corporativo, e ser tratado de maneira clara e acolhedora. “É muito louvável a iniciativa da FIEPA por trazer esse tema para o debate. Poderia muito bem não ter feito isso, ter jogado o assunto para debaixo do tapete e seguir a vida. Mas ao contrário, trouxe o tema para ser conversado aqui de forma tranquila, aberta, sem sensacionalismo, do jeito que deve ser. Então, parabéns a todos os envolvidos, esse é o caminho”, disse.

A palestra é uma das ações que o Sistema FIEPA realiza em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional. “Trazer esse tema, com base em muito estudo e experiência de vida, é de suma importância. A gente já começa o ano com sentimento de felicidade e com grandes perspectivas pessoas e profissionais”, comenta o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (COINFRA/FIEPA), José Maria Mendonça, que fez a abertura do evento.