IEL/PA apresenta resultados do Diagnóstico Setorial para empresas do Estado

No primeiro semestre deste ano, a equipe técnica da unidade de Desenvolvimento Empresarial e Mercado do IEL apresentou os resultados do Diagnóstico Setorial Base Sindical, que analisou o cenário organizacional das empresas que compõem os sindicatos filiados ao Sistema FIEPA. A partir desse levantamento, o Instituto propôs soluções para contribuir com o aperfeiçoamento gerencial e competitividade dessas indústrias.

A pesquisa foi realizada com os sindicatos do Sistema e respondida por 24 empresas situadas na Região Metropolitana de Belém com abrangência até o município de Castanhal, que responderam um questionário on line, estruturado com 20 perguntas direcionadas às áreas gerenciais e operacionais, passando por questões ligadas à estratégia das empresas, pessoas, processos, marketing, vendas e maquinários. As empresas também foram perguntadas sobre a necessidade de acesso às soluções ofertadas pelo IEL/PA.

As empresas apontaram 164 temas de interesse, dentre os quais destacaram-se: implantação de processos; produtividade; inovação; gestão da qualidade, produtividade e inovação; saúde, segurança e meio ambiente; treinamentos comportamentais; marketing e vendas; gestão contábil, tributária e trabalhista; controles internos; laudo de insalubridade e periculosidade; compras e contratos; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e programa de integridade (Compliance).

Capacitação empresarial, recrutamento e seleção para emprego, consultoria empresarial (nas áreas de Gestão e Inovação), pesquisas e sondagens e estágio supervisionado são as soluções do IEL que as empresas enxergam como as mais necessárias em seus processos.

Segundo o superintende do IEL/PA, Carlos Auad, o trabalho é importante para entender a situação e as demandas das empresas que compõem o Sistema FIEPA. “Em um cenário tão adverso como este, pelo qual estamos passando, precisamos estar atentos para apoiar nossas empresas com soluções que permitam a elas maior capacidade de gestão para que consigam se desenvolver seus negócios e alcançar novos mercado”, explica Auad.