Núcleo de Acesso ao Crédito lança e-book sobre a Nova Indústria Brasil (NIB)

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) disponibilizou para download o e-book “Financiamento à Nova Indústria Brasil -NIB”, que explica os investimentos do governo até 2026 e lista os instrumentos financeiros da Nova Indústria Brasil, bem como suas condições e os procedimentos a serem adotados. O material é foi elaborado pela CNI com o apoio da Finep e do BNDES.

A Nova Indústria Brasil (NIB), uma política de desenvolvimento industrial, lançada pelo Governo Federal em janeiro de 2024, possui o objetivo de estimular o progresso técnico, aproveitar melhor as vantagens competitivas do país e reposicionar o Brasil no comércio internacional.

Será apoiada por instrumentos financeiros e não financeiros, articulados no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), com foco no desenvolvimento sustentável, investimentos em produtividade e inovação e comércio exterior.

Está previsto um conjunto de soluções para viabilizar o financiamento da política industrial de forma contínua. Os recursos estão organizados dentro do Plano Mais Produção, que vai mobilizar em torno de R$ 300 bilhões até 2026, os quais serão geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, pela Financiadora de Estudos e Projetos - Finep e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII visando o apoio a projetos para promover a neoindustrialização.

O Plano de Ação da NIB 2024/2026 prevê a destinação de recursos financeiros e não financeiros para atender as áreas prioritárias para investimentos contempladas nas missões da política industrial.