Notícias

MRN promove mapeamento inédito de fornecedores da região Oeste do Pará

MRN promove mapeamento inédito de fornecedores da região Oeste do Pará

MRN promove mapeamento inédito de fornecedores da região Oeste do Pará

Um mapeamento inédito de fornecedores de materiais e serviços em municípios da região Oeste do Pará está sendo realizado pela REDES, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado Pará (FIEPA), a pedido da Mineração Rio do Norte (MRN).  O objetivo é conhecer o perfil dos fornecedores instalados na região que se encaixam nas categorias das quais a MRN habitualmente contrata. O trabalho de campo em 04 municípios foi iniciado em agosto e se estenderá até meados de outubro.

 “A expectativa da MRN é de que o conhecimento mais detalhado dos fornecedores possa ser um meio para aumentar o volume de contratação de serviços e materiais, de fornecedores instalados nos municípios que fazem parte da área de influência da empresa, e fomentar o comércio local. Entender o panorama atual da cadeia de fornecimento da região nos ajuda a estabelecer estratégias e diretrizes para incentivar o crescimento das compras de fornecedores locais”, explica Máyra Gomes, coordenadora do Programa de Fornecedores Locais da empresa.

O mapeamento será realizado em três etapas. A primeira é o recenseamento e o mapeamento de fornecedores e seus respectivos produtos, serviços, suas forças e oportunidades de melhoria. A segunda etapa será a emissão do Book de Fornecedores Regionais. E a terceira e última etapa será a elaboração de ações para a capacitação dos fornecedores, objetivando que eles consigam encontrar soluções para atendimento à MRN e expandir seus negócios na região. “O book de fornecedores será uma das referências para as contratações da MRN, bem como será disponibilizado para que outros parceiros também o utilizarem em suas contratações”, detalha Máyra Gomes.

Outro objetivo do mapeamento é estruturar ações que sirvam para alavancar o crescimento e a sustentabilidade desses fornecedores locais. As ações a serem desenvolvidas dependem dos pontos observados durante o mapeamento, mas devem contemplar diversas áreas, como a capacitação na preparação de propostas técnicas e comerciais, orientações para obtenção de crédito e melhoria de fluxo de caixa.

“Estamos com nossas equipes em campo para ter esse mapeamento completo. Vamos bater de porta em porta para identificar gargalos que dificultam o trabalho de fornecedores locais. Com base no perfil desses empresários, vamos poder direcionar estratégias”, garante Eurípedes Amorim, gerente de Projetos do REDES-FIEPA.

Oportunidade de aperfeiçoamento

Para os fornecedores que buscam ampliar seus negócios na região, o mapeamento vai ajudar a reduzir gargalos e ter maior assertividade na hora de oferecer produtos e serviços para as empresas instaladas no Oeste do Pará.

Ao ser informado sobre o projeto, o empresário Brunoro Giordano não perdeu tempo e logo se dispôs a participar. Ele é proprietário de uma empresa que fornece materiais de construção, em Oriximiná, e preside a Associação Comercial do município. Segundo o empreendedor, o mapeamento deve colaborar para melhorar o padrão de qualidade entre os fornecedores regionais e expandir os negócios instalados no Oeste do Pará.

“O conhecimento e a capacitação são fundamentais para alcançar nossos negócios e atingirmos novas metas. Você não chega a lugar nenhum se você não tiver capacitação, se você não se qualificar e se aperfeiçoar para as novas oportunidades que estão surgindo no mercado. Então, o conhecimento é necessário para você subir de nível, para abrir leques de possibilidades, para que você possa vender e fornecer para uma mineradora e ampliar os seus negócios”, afirma o empresário.

“O desenvolvimento deste projeto evidencia o interesse da MRN em estreitar as relações entre a empresa e os empreendedores que formam a cadeia de fornecimento regional, fortalecendo parcerias estratégicas, criando valor para as empresas e, sobretudo, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca Ricardo Alves, Diretor Comercial da MRN.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA