Notícias

Passeio Ciclístico SESI SENAI promove manhã de esporte e lazer em Belém

Passeio Ciclístico SESI SENAI promove manhã de esporte e lazer em Belém

Passeio Ciclístico SESI SENAI promove manhã de esporte e lazer em Belém

Esporte e lazer marcaram a manhã deste domingo (21/01) durante o Passeio Ciclístico SESI SENAI. A 11ª edição do evento, que faz parte das comemorações pelos 408 anos de Belém, reuniu cerca de 1.500 pessoas no Portal da Amazônia, que percorreram as principais ruas da cidade, em um percurso de 13 km. Pelo segundo ano consecutivo, a ação contou com o Pelotão da Inclusão, que reúne pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para participar do passeio. O objetivo foi promover uma manhã de lazer e incentivar os trabalhadores da indústria e o público em geral a manter uma atividade física saudável.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), Alex Carvalho, afirma que o passeio ciclístico consolida o propósito do SESI, de valorização da cidade e das pessoas, por meio do esporte e lazer. “Sempre podemos considerar que os eventos que o SESI organiza são um presente para as cidades onde eles se realizam. Neste caso em particular, como é um evento comemorativo pelos 408 anos de Belém, passa a ser um presente ainda mais especial. Esta é uma ação de valorização da nossa cidade que está diretamente conectada ao propósito do SESI que é de valorização também da vida através do esporte e do lazer”, afirmou o presidente do Sistema FIEPA.

Para o superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, o Passeio Ciclístico já se consolidou no calendário de eventos da cidade e tem atraído um público cada vez maior. “É sempre muito gratificante ver que realizamos este evento há 11 anos e que a cada edição aumenta o número de participantes. É uma grande festa que fazemos em comemoração ao aniversário de Belém, na qual conseguimos reunir as famílias e promover a inclusão por meio do Pelotão da Inclusão, dando a oportunidade para que todos possam participar deste momento. Sabemos da carência de eventos esportivos na nossa cidade, então ficamos muito felizes em poder proporcionar uma ação tão especial para as indústrias e para os moradores da nossa cidade”, avalia Dário Lemos.

No final do Passeio houve sorteio de bicicletas para participantes da indústria e comunidade, e triciclos adaptados para os participantes do Pelotão da Inclusão. A participante Naiza Furtado, 67, uma das premiadas com bicicleta, disse que o evento representa uma oportunidade para melhorar a saúde e a qualidade de vida. "Eu participo para me manter ativa e para ter saúde, porque a gente fica parada em casa e acaba ficando doente. É uma forma da gente ficar de bem com a vida porque pedalar para mim significa liberdade e esse passeio aqui é bom porque dá segurança, diferente de andar no trânsito que é muito intenso. A bicicleta nova que ganhei aqui vou usar com meu filho que também gosta muito de pedalar e vai usar bastante, com certeza”, comemora Naiza Furtado.

A participante Glória Henriques, 40, se emocionou ao receber um dos triciclos adaptados. Segundo ela, o presente vai para o grupo que criou há três anos de corredores de rua formado por pessoas com mobilidade reduzida. "O nosso trabalho é retirar as pessoas de dentro de casa e fazer com que elas consigam participar de atividades esportivas. Então, esse tipo aqui de triciclo é importante porque serve para quem é cadeirante conduzido e não tem mobilidade nas mãos, precisando ser conduzido por outra pessoa. Então, nós queremos dar inclusão e fazer com que os cadeirantes também possam participar de atividades esportivas", explica Glória Henriques.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA