Notícias

Pioneiros na implantação do Novo Ensino Médio no Estado, SESI e SENAI formam sua primeira turma

Pioneiros na implantação do Novo Ensino Médio no Estado, SESI e SENAI formam sua primeira turma

Pioneiros na implantação do Novo Ensino Médio no Estado, SESI e SENAI formam sua primeira turma

 

Uma grande transformação foi implementada na educação brasileira: a estrutura do ensino médio mudou e uma série de alterações foram aplicadas na grade curricular dos estudantes. Entre as principais mudanças do Novo Ensino Médio (NEM) estão o aumento da carga horária na escola, a oferta de itinerários formativos com foco nas áreas do conhecimento e a formação técnica e profissional.

Pioneiro em todo o Brasil, o SESI e o SENAI foram as primeiras instituições no país a adaptarem seus currículos e, neste mês de dezembro, formam a primeira turma do Novo Ensino Médio no estado do Pará. A cerimônia foi realizada na terça-feira, 14 de dezembro, no Teatro do SESI, em Belém, e reuniu alunos das escolas SESI de Belém e Ananindeua. Além do diploma da educação básica, os alunos foram certificados no curso técnico de Redes de Computadores, ministrado pelo SENAI, e estão prontos para acessar o mercado de trabalho. “A educação em todo o Brasil precisou se adaptar para atender ao novo currículo e o SESI e o SENAI saíram na frente, uniram suas expertises e iniciaram a primeira turma em 2019. Essa turma chega à sua formatura agora no mês de dezembro e é uma grande satisfação ver o quanto os alunos aprenderam, evoluíram e agora estão prontos para o mercado de trabalho e para as universidades”, descreve Dário Lemos, superintendente do SESI Pará e diretor regional do SENAI.

O novo currículo trouxe modificações como a ampliação da carga horária de 2.400 para 3.000 horas totais, a oferta dos itinerários formativos (Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicada) e a formação técnica e profissional. “Participar desse momento de transformação da educação brasileira é uma mistura de desafio e satisfação. Os estudantes desse novo segmento tiveram a oportunidade de cursar itinerários formativos ligados a demanda de mercado proporcionando um aprofundamento entre seu propósito e carreira. A partir desse olhar eles ganham mais autonomia, absorvem conhecimentos que levarão para o seu projeto de vida e conseguem saber com mais clareza o que querem fazer na vida profissional”, descreve Márcia Arguelles, gerente executiva de Educação do SESI Pará.

Experiência positiva - Entre os formandos da primeira turma está Ramon Diogo Oliveira de Souza, de 17 anos. Além de concluir a educação básica, o jovem é um dos alunos que receberá o certificado no curso técnico de Redes de Computadores pelo SENAI. Ele gostou muito do que aprendeu e já tem planos definidos para o futuro próximo. “Tenho dois objetivos: aliar o trabalho e a universidade. Quero começar a trabalhar na área de redes de computadores, fazer vestibular para Ciência da Computação e seguir aperfeiçoando o que aprendi no SENAI”, pontua Ramon.

De acordo com o estudante, um dos principais diferenciais absorvidos no Novo Ensino Médio se refere à preparação para o contato com o ambiente profissional. “Durante o primeiro ano tivemos conteúdos sobre mercado de trabalho, comportamento, conceitos de liderança, que não teríamos no antigo ensino médio. Foi uma experiência muito boa e um diferencial que vou levar pra começar a minha carreira”, afirma o jovem.

Referência em nível nacional - Em todo o Brasil mais de 90 escolas do SESI já estão integradas às novas regras e com uma grande vantagem: a parceria com o SENAI na oferta dos cursos técnicos. Atualmente o NEM com selo SESI SENAI já é ofertado em 23 estados, 139 turmas e quase 13 mil estudantes matriculados.  Entre os principais benefícios do Novo Ensino Médio estão a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros, o fortalecimento do protagonismo juvenil e a redução na evasão escolar.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA