Prêmio REDES de desenvolvimento chega à sua 8ª edição com novidades

Em sua 8ª edição, o Prêmio REDES de Desenvolvimento inova mais uma vez e este ano será digital. Para seguir as recomendações das autoridades de saúde, não haverá a tradicional festa de premiação, mas cada vencedor será conhecido pelo grande público por meio das redes sociais. A temporada de entrega de prêmios será entre 22 e 30 de setembro. As premiações serão feitas individualmente na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), nas empresas ou por meio de encontros virtuais.

O Prêmio REDES de Desenvolvimento reconhece as empresas que mais movimentaram a economia em compras locais, ao comprarem em volume total ou em termos percentuais de fornecedores locais. A premiação reconhece ainda os profissionais de suprimentos pelo seu desempenho e profissionalismo e também a indústria e fornecedor que tiveram o melhor Case de Desenvolvimento de Fornecedor.

Esta 8ª edição é relativa aos resultados de 2019. De acordo com Marcel Souza, executivo da REDES/FIEPA, a pandemia não foi motivo para deixar de reconhecer essas empresas. “Tivemos excelentes resultados, tanto por conta do volume de compras no Pará e do desempenho dos profissionais de compras, como também pelos excelentes exemplos que as mantenedoras da REDES demonstraram no desenvolvimento de fornecedores, o que por si só evidencia o compromisso dessas empresas com o Estado do Pará. Por tudo isso, decidimos manter a premiação, mesmo que de forma diferente”, pontua.

Aliás, outra novidade este ano foi justamente a escolha das categorias Comprador do Ano e Desenvolvimento de Fornecedores. Na primeira, os três finalistas foram escolhidos pelo seu profissionalismo, comprometimento e a relação direta com a REDES. Mas quem definiu a classificação final, que será conhecida no dia 30 deste mês, foi o público, por meio de interação dos seguidores da iniciativa nas redes sociais. No segundo, também houve a mesma dinâmica de interação e participação popular para a classificação final.

As outras categorias são a Percentum, que premia as empresas que mais compraram em termos percentuais; e Absolutus, para as que mais compraram em volume de investimentos.

Resultados - No ano 2000, ao se iniciarem as atividades de fomento aos negócios da REDES, os investimentos em compras locais eram de 19%. Em 2019, o percentual de compras no Pará entre as mantenedoras da REDES foi de 51%, o que corresponde a um volume de compras locais de R$ 13.2 Bi, realizadas naquele ano por 12 das 13 indústrias participantes da iniciativa da FIEPA. O acumulado de compras locais em 19 anos soma um total de R$ 134,5 Bi.