Reunião na FIEPA mostra os detalhes do Projeto Volta Grande, da Belo Sun Mineração

O Projeto Volta Grande, empreendimento da Belo Sun Mineração, subsidiária da canadense Belo Sun Mining Corp., está previsto para ser implantado no município de Senador José Porfírio. Com um investimento total de R$ 2 bilhões, é uma oportunidade de diversificação econômica na região centro-oeste do Pará.

Nesta terça-feira (31), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) recebeu o diretor Rodrigo Costa, a coordenadora de licenciamento ambiental, Maria Auxiliadora Costa, e o advogado Lucas Moreira Santa Brígida, que apresentaram o andamento do Projeto.

Para o presidente da FIEPA, José Conrado Santos, a instalação deste projeto no Pará é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social, uma das bandeiras defendidas pela Federação. “O projeto está em perfeita sinergia com o trabalho que realizamos nesta Federação, pela vinda de novos investimentos e a internalização das riquezas por meio do incentivo à contratação de fornecedores e mão de obra locais. Não temos dúvidas de que ele só vai trazer benefícios ao estado do Pará”, destacou José Conrado Santos.

Além dele, participaram da reunião pela FIEPA os vice-presidentes executivos José Maria Mendonça e Marcos Marcelino de Oliveira; o vice-presidente Alex Carvalho; o superintendente regional do SESI e diretor regional do SENAI, Dário Lemos; o superintendente regional do IEL, Carlos Auad; o diretor executivo, Ivanildo Pontes; e o gestor executivo da REDES/FIEPA, Marcel Souza.

Na fase de instalação do Projeto Volta Grande, serão gerados 2.100 empregos diretos e outros 6.300 indiretos. Na operação, mais 526 diretos e 1.500 indiretos. A produção média será de aproximadamente cinco toneladas de ouro por ano, em no mínimo 12 anos de vida útil, com a possibilidade de se estender o prazo, devido ao potencial mineral da região.

O compromisso da empresa sempre será de priorizar a mão de obra e os fornecedores locais, com programas de qualificação e apoio às iniciativas de instituições parceiras, de modo a preparar a população para se posicionar cada vez melhor no mercado de trabalho. Considerando salários, custos gerais, despesas, tributos, royalties, entre outros, a Belo Sun Mineração deve injetar mais de R$ 1 milhão por dia na economia da região quando o Projeto Volta Grande estiver operando.

Para Senador José Porfírio, será destinado durante a implantação e operação um valor substancialmente superior ao que hoje arrecada por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sua maior fonte de recursos. O município contará, por ano, com R$ 30 milhões na fase de obra e R$ 10 milhões quando a mina começar a funcionar. Uma vez em operação, também serão recolhidos cerca de R$ 12 milhões por ano em Compensação Financeira pela Exploração Mineral.