Canaã dos Carajás terá o maior complexo educacional integrado SESI e SENAI do Pará
- Maria Luiza Martins
- há 1 hora
- 2 min de leitura

Iniciativa ampliará o acesso à educação, qualidade de vida e formação profissional, transformando o município em um hub de desenvolvimento socioeconômico
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI Pará) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará), realizou nesta quarta-feira (01/10) a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da primeira escola integrada SESI e SENAI de Canaã dos Carajás. O evento contou com a presença de uma comitiva de lideranças do Sistema, liderada pelo presidente Alex Carvalho, além da prefeita do município, Josemira Gadelha, e de outras autoridades.
Com 30 mil m² de área construída, o empreendimento será a maior unidade integrada do SESI e SENAI no Pará. A iniciativa fortalece a presença das instituições no município e reafirma o compromisso com uma educação de referência, aliada à formação profissional, à inovação tecnológica e ao incentivo a atividades esportivas e culturais, promovendo a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e seus dependentes, e contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional.
No espaço, o SESI terá 36 ambientes pedagógicos voltados para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Novo Ensino Médio (integrado SESI e SENAI) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre os destaques do projeto estão um auditório para 300 pessoas, bloco de recreação, campo de futebol, quadra coberta, playground e espaços destinados ao estímulo à inovação.

A estrutura do SENAI contará com 20 salas de aula e 15 modernos laboratórios para cursos nas áreas de Elétrica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Automação Industrial, Mecânica Geral/Industrial, Construção Civil, Mineração, Vulcanização, Gestão, entre outras. Considerando a vocação mineradora da região, a unidade terá ainda uma extensão do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM).
O projeto é fruto de parceria com a Prefeitura Municipal, responsável pela doação do terreno, e promete fortalecer a formação de jovens e trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento da indústria local e regional. Segundo o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, a proposta é intensificar a oferta de soluções e transformar o município em um grande hub de desenvolvimento econômico, com atração de novas indústrias, investimentos, empregos de qualidade, geração de renda e oportunidades.
“Estamos muito felizes em consolidar essa parceria com Canaã dos Carajás, município que se destaca como polo de desenvolvimento regional. Essa iniciativa representa não apenas a formação de mão de obra qualificada, essencial para o crescimento da região, mas também a construção de cidadania e dignidade. Com esse investimento, reafirmamos nosso compromisso com um futuro sustentável e de mais oportunidades para a população local.”
-- Alex Carvalho, presidente da FIEPA
A prefeita Josemira Gadelha também ressaltou a importância do projeto. “É uma honra receber a equipe da FIEPA em Canaã dos Carajás, para um ato que simboliza integração, desenvolvimento e fortalecimento da nossa economia e da nossa cultura. A assinatura da ordem de serviço para a construção da maior escola de Estado, SESI e SENAI do Estado representa a soma de esforços de pessoas que, de fato, trabalham, que têm compromisso. É um marco para a nossa Canaã dos Carajás”, afirmou a prefeita.