Instituto Euvaldo Lodi lança reedição da obra jurídica de Clóvis Malcher pela coleção "Mestres do Direito do Pará"
- deborabarbosa2
- há 3 dias
- 3 min de leitura

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio de sua editora, em parceria com a Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), lançou nesta quinta-feira (24), na sede da Federação, mais uma obra da “Coleção Mestres do Direito do Pará – Século XX”. Desta vez, o destaque vai para a reedição de “Noções de Direito Comercial”, do jurista Clóvis da Gama Malcher, reafirmando o compromisso do IEL com a preservação e difusão do conhecimento jurídico e da memória intelectual do estado.
A coleção tem como objetivo recuperar e reeditar obras fora de circulação, escritas por grandes nomes do Direito paraense já falecidos. Para o presidente do Sistema Fiepa, Alex Carvalho, a educação e a memória de nossa história é a ponte para o futuro e a inovação. “O Sistema FIEPA acredita que o desenvolvimento de um estado passa, necessariamente, pela valorização do conhecimento e da cultura. Ao difundir essa coleção por meio da Editora IEL, reafirmamos nosso compromisso com a preservação da memória jurídica paraense e com a formação das novas gerações. A obra do professor Clóvis Malcher é um exemplo claro de como o legado intelectual pode continuar inspirando, ensinando e contribuindo para o fortalecimento da cidadania e da justiça em nossa sociedade”, falou o presidente.

“É uma honra para o IEL contribuir com a valorização do legado dos mestres do Direito no Pará. Esta coleção mostra que o conhecimento jurídico produzido aqui continua atual e relevante”, destaca Carlos Auad, Superintendente Instituto Euvaldo Lodi do Sistema FIEPA.
Sobre a obra
"Hoje lançamos o quarto volume da coleção Mestres do Direito do Pará – Século XX, um marco para a Academia Paraense de Letras Jurídicas. Agradecemos ao Sistema FIEPA, especialmente ao IEL e aos parceiros essenciais neste projeto. Esta coleção resgata o legado de grandes mestres do Direito, muitos dos quais foram meus professores. É uma honra presidir a Academia neste momento. Os verdadeiros imortais são eles — nós seguimos suas obras”, disse o presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ), Thadeu Jesus e Silva.
A nova edição do livro de Clóvis Malcher, originalmente publicado em 1991, é fruto de gravação de aulas ministradas por ele na Universidade Federal do Pará (UFPA), revistas e atualizadas pelo próprio autor. A obra é marcada por sua linguagem acessível e propósito didático, características que fizeram dela uma referência para diversas gerações de estudantes de Direito Comercial.
Clóvis da Gama Malcher teve uma trajetória de destaque: foi advogado, professor titular de Direito Comercial da UFPA, reitor da universidade entre 1973 e 1977, Consultor Geral do Município de Belém e Secretário de Estado de Interior e Justiça do Pará. Faleceu em abril de 2011, deixando um legado inestimável ao pensamento jurídico paraense.

Para o advogado e filho do autor, Clóvis Malcher Filho, esse momento é um resgate de cultura e conhecimento. "Essa coleção, que homenageia os juristas paraenses do século XX, resgata a cultura jurídica da nossa terra, mas também reafirma a sua relevância atual. Ela traz à tona grandes obras e homenageia profissionais que dedicaram suas vidas ao Direito com repercussão nacional. Além disso, aproxima os estudantes de hoje das raízes históricas do Direito, mostrando que o passado é essencial para compreendermos o presente e construirmos o futuro da Justiça”, disse.
O livro integra uma série que já conta com as obras “O Município e a Constituinte”, de Aloysio da Costa Chaves; “Aspectos da ordem pública em Direito Internacional Privado”, de Otávio Mendonça; e “Interpretação e Democracia”, de Daniel Queima Coelho de Souza — todas publicadas com o selo da Editora IEL/PA. O IEL, por meio dessa parceria com a APLJ, reforça seu papel de agente promotor da educação, cultura e memória intelectual no estado do Pará.