top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Jornada COP+ é apresentada em programação da Semana do Clima na FIEPA

Atualizado: 17 de out.


Foto: Arthur Corrêa
Foto: Arthur Corrêa

O  setor produtivo do Pará tem se destacado na Semana do Clima da Amazônia, que está ocorrendo em Belém até a sexta-feira, 18. A sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará, a FIEPA, recebeu atividades do  evento nesta quarta-feira, 16. A Jornada COP+, movimento da federação pela transição justa na Amazônia brasileira, também teve ênfase na programação. 


O presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho, ressaltou a importância da iniciativa para o debate. “Entre outros assuntos, a Jornada trata da rastreabilidade das cadeias de valor, algo essencial para essa transição. Abordamos também a relevância dos financiamentos climáticos para o desenvolvimento de mais pesquisas e tecnologias que impulsionam a evolução dentro do nosso território”, destacou, reforçando que o movimento faz parte de transformações necessárias no setor. 


O presidente foi um dos participantes do painel “Minerais essenciais para a transição para uma economia de baixo carbono”. “Foi um momento muito interessante, de aprendizado, contribuição e, além disso, de felicidade e orgulho por poder demonstrar, em um painel de altíssimo nível, que estamos no caminho certo”, contou Alex. 


O Brasil é considerado um país estratégico para o fornecimento de minerais essenciais para essa transição, por sua posição estratégica e riqueza mineral. Por isso, o painel destacou como a descarbonização depende do acesso a minerais necessários para a fabricação de tecnologias limpas, como baterias de veículos elétricos, sistemas de armazenamento de energia e fontes renováveis. “A mineração está presente em todos os aspectos da nossa vida e é um elemento fundamental para apoiar tanto a descarbonização do aço, que serve de base para inúmeros insumos, quanto para impulsionar e acelerar a eletrificação de que o mundo precisa”, afirmou Rodrigo Lauria, Diretor de Mudanças Climáticas e Carbono da Vale.


Paula Marlieri, diretora de relações externas da Norsk Hydro, ressaltou a importância de pensar em um novo modelo de governança. “A mineração tem que ser reposicionada no mercado e deixar esse aspecto de vilã. Todo mundo precisa de mineração. O primeiro evento minerário datado é a pedra lascada. Então, a não ser que a gente retroceda, esse é um caminho sem volta, ninguém aqui quer deixar de usar celular e tecnologia. A mineração faz parte da nossa vida”, enfatizou.


Marlieri destacou ainda que a mineração contribui para a produção de alimentos e garante segurança alimentar para a população. “Se nós, como indústria, não catalisarmos essas iniciativas, fica até difícil defender o próprio mercado, o cenário e qualquer estratégia que seja viável”. O debate foi mediado pela sócia-líder de soluções de Sustainability da Delloite, Maria Emilia Peres. 


A Jornada COP+ também foi destaque no painel “Mudança Climática, ESG e COP30: Avanços Possíveis em um Novo Cenário Global”, que refletiu sobre como a agenda ESG fica diante de transformações no cenário global e das emergências climáticas. “A Jornada COP + é um grande movimento que está pensando numa agenda maior social, ambiental e econômica, para que a gente possa redirecionar a indústria dentro dessa agenda climática. Temos mais de 150 representantes de indústrias distribuídos em comitês estratégicos e temos entregáveis que são diretrizes para a indústria, pré COP e para muito além da conferência, como um legado”, explicou o coordenador técnico da Jornada COP+, Deryck Martins.


Deryck também refletiu sobre alguns dos principais desafios na pauta climática na região e o papel da indústria diante deles.  “A gente ainda tem um dever de casa grande quando a gente fala de Amazônia, principalmente para conter o desmatamento ilegal, que ainda é uma das anomalias que temos enquanto sociedade. Mas também há vários outros, como a gestão de resíduos sólidos e pensando na indústria, a necessidade de desenvolver mais a economia circular e todas essas demandas que são fundamentais. O momento é cada vez mais de implementações efetivas. A gente quer o caminho da razão e da oportunidade de negócio”, afirmou.


A programação na FIEPA também teve painel sobre “Inovações Tecnológicas e Descarbonização na Indústria”, que discutiu investimentos estratégicos e apresentou cases inovadores de sustentabilidade em grandes empresas que atuam na Amazônia; e painel sobre “A responsabilidade das empresas no desenvolvimento sustentável no território”.


A Semana do Clima continua até sexta-feira, 18, com diversas programações em vários pontos da cidade. Mais informações e inscrições pelo site: https://semanadoclimaamazonia.com.br/ 


Texto de Mayra Leal.


Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page