top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Moradores da Vila da Barca participam do Projeto Escola de Saneamento Social, em Belém


A Águas do Pará, concessionária do grupo Aegea, deu início nesta semana ao Projeto Escola de Saneamento Social, voltado à qualificação profissional de moradores da comunidade da Vila da Barca. A iniciativa segue até o dia 30 de janeiro e será executada em duas etapas: Jornada Básica, conduzida pela equipe da Águas do Pará, e Jornada Avançada, financiada pela concessionária em parceria com a Aegea e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Pará.


Participam moradores da comunidade, empregados ou desempregados, que possuam Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. O objetivo do projeto é desenvolver pessoas por meio de atividades humanizadas e de oferta de cursos alinhados às demandas das comunidades, com foco na evolução pessoal, social e profissional, ampliando oportunidades de trabalho, geração de renda e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas.


A estudante Ayla Beatriz Vilhena, de 19 anos, fazia por conta própria um curso de ensino técnico em Segurança do Trabalho. Para ela, o projeto representa uma oportunidade concreta de crescimento profissional e complementa o que ela estava aprendendo no outro curso. “Já estou na segunda etapa do meu curso técnico e pretendo seguir carreira na área da construção civil. A Escola de Saneamento vai me ajudar muito, porque vou adquirir mais conhecimento em instalação hidráulica”, explica Ayla, que também destaca as transformações realizadas pela Águas do Pará na Vila da Barca. “Antes a gente nem tinha um sistema regular de água na comunidade. As torneiras eram baixas, não dava para lavar louça na pia nem usar o chuveiro direito. Hoje, além dessas melhorias básicas, ainda temos acesso a cursos que ampliam nosso conhecimento sobre o trabalho realizado aqui”, relata.



Segundo o diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó, a iniciativa reforça o compromisso da concessionária com a transformação social. “O saneamento vai muito além da infraestrutura. Ele transforma realidades, gera oportunidades e promove mais qualidade de vida. Com a Escola de Saneamento Social, queremos capacitar pessoas e contribuir de forma concreta para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destaca.


Jornada pela formação profissional e inclusão social

A Jornada Básica contempla cursos online gratuitos disponibilizados pela plataforma Academia Aegea Social, ambiente digital com acesso 100% gratuito à comunidade. A trilha reúne conteúdos essenciais para o mercado de trabalho, com foco no desenvolvimento de competências interpessoais e profissionais, como Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta, Ciclo de Vendas e Atendimento ao Cliente.

 

Já a Jornada Avançada, realizada por meio de parceria com o SENAI Pará, oferece formação profissional gratuita, presencial e certificada. A capacitação acontecerá na Unidade SENAI Getúlio Vargas, em Belém, com carga horária de 40 horas, e inclui Noções de Instalações Hidráulicas.


O diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos, destaca o impacto da parceria e o papel da educação profissional no fortalecimento das comunidades. “Levar qualificação profissional às comunidades é criar oportunidades reais de transformação. O SENAI contribui com formação alinhada ao mercado de trabalho e com o desenvolvimento social, fortalecendo a autonomia e as perspectivas de futuro dos participantes”, afirma.


Morador da Vila da Barca, o motoboy Williamans Miranda, de 30 anos, destaca a importância da certificação para ampliar suas oportunidades. “Eu já trabalho lidando com obras e tenho algum conhecimento sobre saneamento, mas quero me aperfeiçoar e conquistar um certificado, porque isso me torna mais profissional. Moro há muito tempo na Vila da Barca e nunca tinha visto esses benefícios chegarem para a gente. Com esse curso, conseguimos entender melhor como funciona uma instalação de água e também aprender a fazer manutenções na encanação das nossas próprias casas”, afirma.


Além do conteúdo técnico, a trilha avançada também desenvolve habilidades estratégicas, como negociação, organização e planejamento, além de conhecimentos específicos sobre saneamento básico e seu ciclo, fortalecendo o currículo dos participantes e ampliando a competitividade no mercado de trabalho.

 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page