top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Painel na FIEPA discute desafios econômicos e estratégicos da Amazônia Oriental com oficiais do Exército

  • há 10 horas
  • 3 min de leitura

Encontro reuniu representantes da indústria, agropecuária e comércio para debater infraestrutura, logística, bioeconomia e outros temas relacionados ao desenvolvimento da região




Desafios de infraestrutura e logística, matriz energética, segurança alimentar, bioeconomia e dinâmica do mercado regional estiveram entre os temas discutidos nesta segunda-feira (31), em Belém, durante o Painel do Campo Econômico, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). O encontro reuniu representantes do setor produtivo e uma comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).


A programação integrou a formação de oficiais do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) e buscou ampliar a compreensão sobre aspectos econômicos e produtivos da Amazônia Oriental e suas relações com questões estratégicas de segurança e defesa.


Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia Oriental (CMAO), o general Bazi destacou que o desenvolvimento da região ocupa posição estratégica para o país e envolve a integração de diferentes agendas. “É um desenvolvimento completo, que seja realmente sustentável, considerando a agenda de preservação ambiental, mas buscando soluções concretas para a região, sem ficar apenas nas narrativas”, afirmou.


Para o general, o desenvolvimento do país está diretamente relacionado às possibilidades econômicas da região. “É impossível falar do desenvolvimento do nosso país hoje sem pensar na Amazônia, desde a exploração dos nossos minerais até a produção dos nossos grãos. Se queremos desenvolver o país, precisamos pensar no desenvolvimento da Amazônia.”



Durante o encontro, representantes da indústria, da agropecuária e do comércio apresentaram diferentes perspectivas sobre a economia paraense e os principais desafios enfrentados pelos setores produtivos da região.


Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, a aproximação entre o setor produtivo e o Exército permite colocar em discussão pautas convergentes para o desenvolvimento da região. Ele defendeu que o avanço das atividades econômicas esteja associado à preservação socioambiental e à criação de um ambiente favorável a novos investimentos.


“Nós precisamos, de uma vez por todas, superar essa ideia de que atividade econômica e preservação socioambiental não possam coexistir”, afirmou. “Nós defendemos a indústria legal, a indústria que cumpre regras, que respeita a nossa sociedade paraense. E queremos fortalecer as atividades econômicas e industriais,” complementou Carvalho.


Na apresentação da FIEPA, o gerente do Observatório da Indústria, Felipe Freitas, traçou um panorama da infraestrutura industrial da Amazônia Oriental, com destaque para a matriz energética e os gargalos logísticos que afetam o escoamento da produção. Os dados apresentados também ajudaram a estabelecer relações entre desenvolvimento econômico, ocupação do território e questões de segurança e defesa.


“Os desafios da indústria local também são, de uma forma ou de outra, desafios da Defesa Nacional e das Forças Armadas, porque um território que não é desenvolvido naturalmente enfraquece as nossas fronteiras”, afirmou. Segundo Freitas, os dados sobre o nível de desenvolvimento e os desafios da indústria paraense ajudam a dimensionar questões que vão além do setor produtivo. “São desafios comuns aos das próprias Forças Armadas, de ocupar o território e garantir, da melhor forma possível, a segurança dos nossos ativos naturais, das nossas comunidades e dos povos locais.”


O debate também contou com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA). Pela FAEPA, o presidente Carlos Xavier abordou temas como segurança alimentar, expansão da fronteira agrícola, cadeias da bioeconomia e questões agrárias. Já a Fecomércio-PA, representada pelo vice-presidente Felipe Chamma e pela assessora econômica Lúcia Cristina, apresentou aspectos relacionados ao mercado consumidor, ao setor de serviços, ao turismo e à geração de empregos na região.

 

 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page