top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Referência em manejo florestal, Benevides Madeira fortalece comunidades e investe em rastreabilidade

Atualizado: há 3 dias



Localizada na Região Metropolitana de Belém, no município de Benevides, uma empresa florestal  pauta suas ações na responsabilidade ambiental e preservação da matéria-prima para as futuras gerações, incentivando práticas ecologicamente corretas e assegurando a regeneração das florestas. É a Benevides Madeiras, empresa de referência em manejo florestal sustentável,  técnica na qual madeira é extraída de forma legal e minimizando os impactos ambientais.


A empresa atua em área de concessão florestal situada na Floresta Nacional de Caxiuanã, nordeste do Pará. Com a comunidade, a relação que a Benevides Madeiras mantém é de proximidade e diálogo. Os moradores são ouvidos recorrentemente e informados sobre  cada etapa do plano de manejo desenvolvido pela empresa.


Em parceria com a Embrapa, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Instituto Estadual de Desenvolvimento Florestal (Ideflor) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), a Benevides Madeiras realiza o Projeto Aflora, que propõe uma colaboração entre empresa e comunidade, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais. As áreas a serem exploradas são definidas em conjunto com os moradores locais, fomentando o desenvolvimento econômico da região. Ana Carolina Betzel, advogada ambiental e procuradora da Benevides Madeiras, coordena as ações socioambientais da empresa. Ela conta que o projeto surgiu de uma parceria da Benevides Madeiras com a Associação dos Remanescentes de Quilombo de Gurupá (ARQMG), iniciada há mais de onze anos. “Essa aliança se manteve por mais de uma década e, nesse período, a empresa contribuiu com o progresso socioambiental da comunidade, oferecendo oportunidades de emprego e mantendo um diálogo constante por meio de audiências e informações sobre o plano de manejo, buscando melhorias contínuas para os moradores”, explicou.


Ao longo desse tempo, a iniciativa impactou onze comunidades e atendeu mais de 578 famílias, com oficinas, palestras e orientações sobre como aproveitar melhor a terra e introduzir práticas sustentáveis. A comunidade foi beneficiada com água encanada, energia, escola, posto de saúde, ambulancha e reformas. Também foram construídos mais de 300 km de estradas, facilitando o acesso à cidade, o transporte de mercadorias e o crescimento econômico local. 


Atualmente, o  trabalho também recebe fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará  que define, junto aos comunitários, as áreas a serem manejadas na floresta de Caxiuanã. A empresa também possui certificados que atestam a exploração responsável e ecologicamente correta. Betzel destaca que a Benevides possui o selo FSC (Forest Stewardship Council), que assegura a transparência e a rastreabilidade nas fiscalizações. “A certificação anual avalia a origem do produto, o respeito à legislação e o uso sustentável dos recursos. Além do FSC, a Benevides é a única madeireira do Pará com as certificações ISO 9001, 45001 e 14001 que estabelecem requisitos relacionados à qualidade, aos impactos ambientais e à segurança no trabalho”, explica.


No processo de corte, para cada espécie escolhida, são derrubadas no máximo quatro árvores por hectare, garantindo um tempo adequado para que a floresta possa se regenerar. A legislação permite que até 5% da área usada no manejo florestal seja destinada à construção de estradas e outras estruturas necessárias. Isso significa que 95% da floresta precisa ser preservada, com o mínimo de interferência, para que ela possa se regenerar naturalmente. Além de estabelecer técnicas que minimizem os impactos, como o limite de árvores a serem exploradas e o uso de métodos adequados para a retirada e o transporte da madeira, o projeto também promove a atividade econômica, comprando das famílias da região a produção de mudas de espécies nativas para o replantio e dividindo parte do lucro entre a comunidade e a empresa. A Benevides destina 5% do valor arrecadado a projetos de desenvolvimento econômico e de infraestrutura local.


Além disso, a madeira da Benevides Madeiras é distribuída nacional e internacionalmente, sendo 70% da produção destinada ao mercado brasileiro e 30% ao mercado externo, principalmente para a Europa, Estados Unidos e Caribe. Segundo Ana Carolina Betzel, as certificações permitem à empresa garantir a rastreabilidade segura do produto e comprovar que ele é sustentável e racional. “A certificação ISO assegura a saúde e a segurança no trabalho, além de garantir a qualidade ambiental e a gestão do processo produtivo. A empresa, por meio de auditorias externas e do Serviço Florestal Brasileiro, informa os clientes e assegura a rastreabilidade do produto. Anualmente, a empresa passa por avaliações rigorosas, o que a coloca em um patamar ainda inédito no setor florestal, com a conquista dessas credenciais, que também fortalecem sua posição no mercado”, destaca.


A Benevides Madeiras se destaca como referência no fornecimento de produtos de alta qualidade, sendo uma empresa comprometida com a excelência e a inovação. Ao longo de sua trajetória, tem se empenhado em atender às necessidades de seus clientes, ao mesmo tempo em que mantém práticas sustentáveis em suas operações. Com uma equipe qualificada e processos bem estruturados, a Benevides Madeiras se posiciona como um parceiro confiável e eficiente no mercado de madeiras, refletindo sua tradição e visão de futuro.











Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page