top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Referência em manejo florestal, Benevides Madeira fortalece comunidades e investe em rastreabilidade

Atualizado: 16 de out.



Localizada na Região Metropolitana de Belém, no município de Benevides, uma empresa florestal  pauta suas ações na responsabilidade ambiental e preservação da matéria-prima para as futuras gerações, incentivando práticas ecologicamente corretas e assegurando a regeneração das florestas. É a Benevides Madeiras, empresa de referência em manejo florestal sustentável,  técnica na qual madeira é extraída de forma legal e minimizando os impactos ambientais.


A empresa atua em área de concessão florestal situada na Floresta Nacional de Caxiuanã, nordeste do Pará. Com a comunidade, a relação que a Benevides Madeiras mantém é de proximidade e diálogo. Os moradores são ouvidos recorrentemente e informados sobre  cada etapa do plano de manejo desenvolvido pela empresa.


Em parceria com a Embrapa, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Instituto Estadual de Desenvolvimento Florestal (Ideflor) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), a Benevides Madeiras realiza o Projeto Aflora, que propõe uma colaboração entre empresa e comunidade, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais. As áreas a serem exploradas são definidas em conjunto com os moradores locais, fomentando o desenvolvimento econômico da região. Ana Carolina Betzel, advogada ambiental e procuradora da Benevides Madeiras, coordena as ações socioambientais da empresa. Ela conta que o projeto surgiu de uma parceria da Benevides Madeiras com a Associação dos Remanescentes de Quilombo de Gurupá (ARQMG), iniciada há mais de onze anos. “Essa aliança se manteve por mais de uma década e, nesse período, a empresa contribuiu com o progresso socioambiental da comunidade, oferecendo oportunidades de emprego e mantendo um diálogo constante por meio de audiências e informações sobre o plano de manejo, buscando melhorias contínuas para os moradores”, explicou.


Ao longo desse tempo, a iniciativa impactou onze comunidades e atendeu mais de 578 famílias, com oficinas, palestras e orientações sobre como aproveitar melhor a terra e introduzir práticas sustentáveis. A comunidade foi beneficiada com água encanada, energia, escola, posto de saúde, ambulancha e reformas. Também foram construídos mais de 300 km de estradas, facilitando o acesso à cidade, o transporte de mercadorias e o crescimento econômico local. 


Atualmente, o  trabalho também recebe fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará  que define, junto aos comunitários, as áreas a serem manejadas na floresta de Caxiuanã. A empresa também possui certificados que atestam a exploração responsável e ecologicamente correta. Betzel destaca que a Benevides possui o selo FSC (Forest Stewardship Council), que assegura a transparência e a rastreabilidade nas fiscalizações. “A certificação anual avalia a origem do produto, o respeito à legislação e o uso sustentável dos recursos. Além do FSC, a Benevides é a única madeireira do Pará com as certificações ISO 9001, 45001 e 14001 que estabelecem requisitos relacionados à qualidade, aos impactos ambientais e à segurança no trabalho”, explica.


No processo de corte, para cada espécie escolhida, são derrubadas no máximo quatro árvores por hectare, garantindo um tempo adequado para que a floresta possa se regenerar. A legislação permite que até 5% da área usada no manejo florestal seja destinada à construção de estradas e outras estruturas necessárias. Isso significa que 95% da floresta precisa ser preservada, com o mínimo de interferência, para que ela possa se regenerar naturalmente. Além de estabelecer técnicas que minimizem os impactos, como o limite de árvores a serem exploradas e o uso de métodos adequados para a retirada e o transporte da madeira, o projeto também promove a atividade econômica, comprando das famílias da região a produção de mudas de espécies nativas para o replantio e dividindo parte do lucro entre a comunidade e a empresa. A Benevides destina 5% do valor arrecadado a projetos de desenvolvimento econômico e de infraestrutura local.


Além disso, a madeira da Benevides Madeiras é distribuída nacional e internacionalmente, sendo 70% da produção destinada ao mercado brasileiro e 30% ao mercado externo, principalmente para a Europa, Estados Unidos e Caribe. Segundo Ana Carolina Betzel, as certificações permitem à empresa garantir a rastreabilidade segura do produto e comprovar que ele é sustentável e racional. “A certificação ISO assegura a saúde e a segurança no trabalho, além de garantir a qualidade ambiental e a gestão do processo produtivo. A empresa, por meio de auditorias externas e do Serviço Florestal Brasileiro, informa os clientes e assegura a rastreabilidade do produto. Anualmente, a empresa passa por avaliações rigorosas, o que a coloca em um patamar ainda inédito no setor florestal, com a conquista dessas credenciais, que também fortalecem sua posição no mercado”, destaca.


A Benevides Madeiras se destaca como referência no fornecimento de produtos de alta qualidade, sendo uma empresa comprometida com a excelência e a inovação. Ao longo de sua trajetória, tem se empenhado em atender às necessidades de seus clientes, ao mesmo tempo em que mantém práticas sustentáveis em suas operações. Com uma equipe qualificada e processos bem estruturados, a Benevides Madeiras se posiciona como um parceiro confiável e eficiente no mercado de madeiras, refletindo sua tradição e visão de futuro.



Por Jessie Peixoto, sob supervisão de Mayra Leal.








Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page