top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Secretário Extraordinário da COP30 reafirma importância do setor produtivo na conscientização em relação às hospedagens


Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA
Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA

“Não há chance de retirarmos a COP30 de Belém, tanto pelo fator simbólico, de realizar o evento no coração da Amazônia, quanto pela quantidade de investimentos feitos aqui”. A declaração foi feita pelo Secretário Extraordinário da COP30, Valter Correia, durante encontro na Federação das Indústrias do Estado do Pará, nesta segunda-feira, 18. Ele foi recebido pelo presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho, pela vice-presidente executiva, Marcella Novaes, e pelo diretor, Daniel Sobrinho. Correia cumpre agenda, nesta semana, na capital paraense, para articulação com representantes do setor de hospedagem para a COP.


“Na parte de estrutura, logística, a gente tá conseguindo avançar bastante. As obras todas estão dentro do cronograma que estava previsto desde o início, Tá tudo acontecendo, os planos de mobilidade, os planos de saúde, segurança, tá tudo avançando bastante. Onde nós temos que avançar é na hospedagem. Uma boa parte do setor empresarial ainda não chegou a uma conscientização da importância de Belém ser hospitaleira, também no sentido de dar hospedagem às pessoas para poderem vir participar de um evento que é fundamental para nossa existência”, alertou o secretário. O objetivo é chegar à reunião do Coletivo da ONU, na próxima sexta-feira, 22, com um retorno positivo após os encontros. “Estou me dedicando muito a discutir com empresários do setor, agora de forma mais coletiva, pra tirar uma estratégia que a gente consiga avançar mais, e que traga realmente a racionalidade dos preços que nós precisamos”, completou Correia, que pediu apoio do setor produtivo na conscientização em relação ao tema.


Para Alex Carvalho, os preços praticados têm inibido a participação da própria classe empresarial. O presidente da FIEPA falou sobre a Jornada COP+, e lembrou que a união de esforços é um dos pilares do movimento de conexão, não só de representantes da indústria, mas também de outros setores, para uma transição justa e um desenvolvimento sustentável. “Nós entendemos que é momento de racionalidade, de encontrar bom senso, equilíbrio, para que possamos também, a partir da presença empresarial, fazer valer as nossas contribuições sobre o âmbito regional, sobre o âmbito nacional, e as interações mundiais. Também fazemos um novo chamamento àqueles que podem realmente trazer esse arrefecimento do problema, para que o mais rápido possível tenhamos soluções que permitam a participação efetiva da classe industrial na COP30.”, afirma Carvalho.


Valter Correia comentou ainda sobre a lista de alimentos típicos proibidos nos espaços oficiais da COP30 - tucupí, açaí e maniçoba, que mobilizou setores como a Indústria. A FIEPA assinou uma nota de repúdio junto com outras instituições. O caso ganhou repercussão internacional e, ainda no final de semana, foram publicadas erratas, suspendendo a proibição. Para Correia, o deslize foi logo corrigido, e ele garantiu que tem sido um dos maiores defensores de Belém: da realização da COP na capital, à cultura e à culinária.

Valter Correia é Secretário Extraordinário da COP30- Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA
Valter Correia é Secretário Extraordinário da COP30- Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA

Jornada COP+ já tem resultados

A reunião também teve na pauta os avanços do movimento multissetorial. Na próxima quarta-feira, 20, líderes de empresas participarão de um encontro fechado para conhecerem os resultados dos 10 comitês temáticos da Jornada. Durante mais de dois meses, profissionais de diversas áreas fizeram diagnósticos, e elaboraram metas e propostas de ação para os setores de Sociobioeconomia, Economia Circular, Rastreabilidade das Cadeias de Valor, Transição Energética, Transformação Digital e Inovação, Comunicação e Advocacy, Infraestrutura e Logística, Atração de Investimentos, Economia de Baixo Carbono e Mulheres e Povos Tradicionais. O documento com todas essas contribuições será entregue durante a COP30, em novembro. No Encontro de Líderes da quarta-feira, também será lançado um edital para a escolha dos melhores cases de soluções da indústria para uma economia de baixo carbono.


“Fiquei bastante impressionado com o que vi hoje, com a conscientização desse setor que é fundamental para a existência futura do nosso planeta, do ser humano. Os esforços que estão sendo feitos pela FIEPA e pelos seus associados, eu acho que vêm casar perfeitamente com a COP, esse é o espírito das COPS”, finalizou o secretário Valter Correia.


A Jornada COP+ é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), CNI e Instituto Amazônia+21, com apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio da Amazônia Legal, SESI, SENAI, IEL, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O projeto tem como correalizadora a Hydro, Patrocinadores Super Master Vale e Albras, e Premium a Guamá Tratamento de Resíduos e a Sinobras.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page