Comitiva apresenta projeto de construção do SESI/SENAI em Parauapebas

Uma comitiva do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) esteve em Parauapebas na quarta-feira (16), para apresentação do projeto de criação de uma unidade integrada SESI/SENAI no município. O encontro contou com a presença de secretários municipais e empresários.

O novo empreendimento será construído em uma área de 55.558 m², oriunda de doação pela Prefeitura Municipal. A implantação inclui 1 bloco administrativo, 20 espaços pedagógicos, 1 biblioteca, 1 espaço de convivência e 6 modernos laboratórios, além de quadra de esportes, piscina adulto semiolímpica e infantil, 2 campos de futebol society, bloco pedagógico, 2 Centros de Recreação dentre outros espaços. Os serviços ofertados por SESI e SENAI alcançarão até 21 municípios da mesorregião sudeste do estado. A estimativa de investimento é de R$ 38,6 milhões. “A indústria em todo o mundo demanda uma mão de obra mais qualificada e voltada para a tecnologia. O projeto que vamos iniciar em 2020 aqui em Parauapebas visa atender essa necessidade e ir além, buscando a agregação de valor ao que é produzido no município e no seu entorno”, disse José Conrado Santos, presidente do Sistema FIEPA.

Rodrigo João Zanrosso, secretário Municipal de Desenvolvimento de Parauapebas, afirma que o município e as pessoas ganharão muito com esse investimento. “Quem ganha é a população, é o município de Parauapebas e são os nossos empresários, que terão uma mão de obra mais qualificada, gerando mais desenvolvimento para a nossa região", falou.

A nova unidade o SENAI terá capacidade de atender 1.400 alunos/dia, nos turnos da manhã, tarde e noite. Na escola SESI serão cerca de 1.450 matrículas, nas modalidades Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado SESI e SENAI e Educação de Jovens e Adultos.

Para o diretor regional do SENAI/PA e superintendente do SESI/PA, Dário Lemos, o projeto visa expandir o atendimento às indústrias e trabalhadores e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da região. “Queremos estreitar o acesso de profissionais e indústrias às novas tecnologias por meio dos cursos e consultorias técnicas, continuando e aperfeiçoando a nossa atuação que já dura 15 anos em Parauapebas. Além disso, com a expertise do SESI, vamos dar mais possibilidade de educação regular, com metodologia inovadora, e mais oportunidades de qualidade de vida para trabalhadores da indústria e comunidade”, destaca Lemos.

No terreno doado, localizado na Área Especial 1, Parque dos Carajás II, já foram realizados os serviços de terraplanagem, instalação de mourões e execução de poço. O início das obras está previsto para o 2º trimestre de 2020 e o término programado para agosto de 2021.

Atuação em Parauapebas - O SENAI/PA atua na região desde o início das atividades de mineração no estado e já capacitou mais de 100.000 pessoas. Sua primeira unidade foi na Serra de Carajás e, desde 2004, está presente em Parauapebas, a partir de um contrato de comodato e de prestação de serviços com a empresa VALE. Atualmente, atua nas áreas de automação; eletroeletrônica; eletromecânica; gestão; tecnologia da informação; segurança do trabalho; metalmecânica; mineração; soldagem e logística.