COMITIVA DA FIEPA E SEDEME CONHECE OS BENEFÍCIOS DA USINA DE BELO MONTE

Maior usina hidrelétrica 100% brasileira, Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu, no Pará, tem importância estratégica para a segurança energética do país, sendo a usina que entrega a energia limpa e renovável mais barata para os consumidores brasileiros. Em 2022, o Complexo, formado também pela UHE Pimental, bateu recorde de produção de energia. Foram mais de 37 milhões MWh (Mega-Watt hora), 6% da energia produzida por todas as usinas interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), independentemente da fonte de combustíveis.

Para conhecer a usina e os benefícios que ela traz ao Pará e ao Brasil, uma comitiva composta pelo do Sistema FIEPA e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) visitou o complexo nos dias 27 e 28 de junho.

A Usina de Belo Monte – que é responsável por 10,7% da matriz hidrelétrica brasileira e tem capacidade de atender, sozinha, 25% da população do país. De acordo com o vice-presidente executivo da FIEPA e presidente do Centro das Indústrias do Pará, José Maria Mendonça, a obra se apresenta como um grande diferencial para o país. “Belo Monte é uma obra necessária e aqui pudemos ver a geração de energia limpa, renovável e que hoje é a energia mais barata do Brasil. Ficamos felizes em ver que ela é viável e economicamente necessária para o Brasil, como um fator de regulação do sistema elétrico nacional”, disse.

Para o vice-presidente da FIEPA, Alex Carvalho, a magnitude do projeto impacta positivamente o Pará e o Brasil. “A Norte Energia contribui significativamente para geração de energia limpa e renovável, importantíssimo para o crescimento e desenvolvimento do país. Além disso, a empresa tem tido um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da sociedade de Altamira e nós da Federação das Indústrias do Estado do Pará estamos aqui para unir forças para contribuir com esse trabalho de desenvolvimento e de sustentabilidade ambiental”, afirmou Carvalho.

Segundo o secretário adjunto da SEDEME, Carlos Ledo, a oportunidade foi importante para conhecer os benefícios da empresa para o Pará e para outras regiões brasileiras. “Estou muito satisfeito com a visita a Belo Monte e ao Complexo Pimental, que são estruturas que servem de suporte para eletrificação do Brasil todo, inclusive socorrendo regiões como o sudeste em eventuais falhas de transmissão”, detalhou.

Condicionantes – Não existe hoje condicionante não cumprida por Belo Monte, estando todas elas atendidas ou em atendimento. Esse acompanhamento é feito regularmente pelo órgão licenciador, o Ibama.

Ao todo são 36 condicionantes, que se desdobram em 71 ações. Destas, 18 obrigações estão concluídas e validadas pelo Ibama; 13 estão atendidas e aguardando validação dos órgãos competentes; e 40 em atendimento, porém, 30 são permanentes e perdurarão como status “em andamento” durante toda a concessão. Dez são obrigações relacionadas a pescadores, ribeirinhos e indígenas, e dependem de órgãos como prefeituras, FUNAI, Ideflor, IPHAN, ICMBio.