Notícias

Dados do segundo trimestre do setor imobiliário de Belém mostra aquecimento

Dados do segundo trimestre do setor imobiliário de Belém mostra aquecimento

Dados do segundo trimestre do setor imobiliário de Belém mostra aquecimento

A apresentação da 21ª edição do Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua, ocorreu na noite desta segunda-feira, 11. Os resultados mostram um cenário de aquecimento tímido e com a expectativa de melhora do cenário para o terceiro trimestre. Os dados foram divulgados em evento para empresas associadas, parceiros, representantes de instituições financeiras e a imprensa.

Em relação às unidades lançadas no segundo trimestre deste ano, houve uma elevação de 816%, isso significa que no segundo trimestre de 2023 as vendas eram de 168 e avançaram para 1539 unidades, neste último levantamento. No entanto, o número de estoque é de 3.025. O Gestor Norte Nordeste da Brain Inteligência Estratégica, Claubert Barreto, esteve à frente desta apresentação e relatou que o Censo Imobiliário é de extrema importância para o mercado. “O Censo é fundamental, é a bússola do mercado imobiliário das cidades. Com ele, é possível determinar através da inteligência de análise o melhor caminho a seguir”, disse. 

Os dados apresentados no Censo Imobiliário são importantes também para a sociedade em geral. “O morador vai comprometer 30% da sua renda por 30 anos. Quem planeja investir em um imóvel, precisa compreender qual o melhor cenário para investir, e o censo está aí para fornecer estas informações. No momento, o cenário está em equilíbrio e com grandes expectativas” disse o Gestor da Brain Inteligência Estratégica. O encontro debateu as ofertas de estoque de incorporadoras, dados sobre lançamentos e vendas, avaliação de mercado residencial e programa de habitação. Importante ressaltar que, esta análise é feita a cada trimestre e, isso mostra a preocupação do setor da indústria da construção em divulgar estes dados para o público de interesse. Para o Presidente do Sinduscon-PA, Fabrízio Gonçalves, o Censo é o momento de abrir diálogos sobre a prospecção do cenário imobiliário de Belém e Ananindeua. “Realizar o Censo Imobiliário, no retorno à modalidade 100% presencial é de extrema importância para o setor. Quero enfatizar que é através destes dados divulgados pela Brain que poderemos mensurar planos futuros, mapear novas parcerias e nos preparar para compra, vendas e investimentos. O Sinduscon-PA já realiza o Censo há 5 anos e nosso plano é continuar sempre trazendo dados pertinentes ", relatou. 

A programação conta com a Correalização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), e apoio da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Pará (Ademi-PA). “São dados que estratificam o nosso mercado, qualificam a tomada de decisão, dão maior maturidade e entendimento dos gargalos e dos potenciais, e a FIEPA, através do SESI e do SENAI, se coloca totalmente à disposição do Sinduscon-PA para levar adiante esse trabalho absolutamente importante, que certamente contribui para que a indústria da construção civil seja cada vez mais pujante e relevante na economia paraense”, comentou o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho.

 

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA