Exportação paraense ganha nova plataforma de serviços

Nesta quarta-feira (05), o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (CIN/FIEPA), em parceria com o Sebrae no Pará, lançou a plataforma ‘Vamos Exportar’, um portal que agrega informações e oferece, de maneira simplificada e acessível, serviços importantes para empresários e demais profissionais que atuam na área de comércio exterior. O evento de lançamento foi realizado no espaço Sebrae LAB, em Belém, e reuniu empresários, parceiros e profissionais de Comércio Exterior.

A plataforma passa agora a compor o portfólio de soluções já ofertadas pelas duas instituições, tais como atendimentos de balcão, consultoria, inteligência de mercado, missões internacionais, rodadas de negócios e cursos voltados à expertise do comércio internacional, sendo resultante do convênio celebrado entre CIN/FIEPA e Sebrae no Pará há 12 anos. De acordo com Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, a parceria tem promovido a adequação de produtos e empresas paraenses para inserção no mercado internacional. “Por meio do convênio, temos realizado diversas ações em benefício das pequenas e médias empresas exportadoras, garantido sua entrada e permanência no mercado internacional e uma diversificação da pauta exportadora do nosso Estado”, explica a gestora.

Segundo o vice-presidente executivo da FIEPA, Nilson Azevedo, a expertise do CIN/FIEPA no mercado internacional, somada ao incentivo do Sebrae, possibilita o desenvolvimento empresarial e o fortalecimento das exportações no Estado. “A ideia é fornecer para as empresas os meios e recursos necessários para que possam produzir com qualidade, possam se fortalecer e se tornar competitivas neste mercado tão exigente, que é o mercado internacional. Então, por isso essa parceria é estratégica e muito positiva para essas empresas e para a economia do nosso Estado”, afirma Azevedo.

Por meio do portal, que pode ser acessado pelo www.vamosexportar.com.br, o usuário terá acesso gratuito a diversas informações sobre comércio exterior e outros temas referentes aos processos de internacionalização, podendo fazer download de documentos como a balança comercial do Pará e e-books sobre as melhores práticas do mercado. Também será possível acompanhar as agendas dos cursos promovidos pelo ‘Vamos Exportar’; a programação das principais rodadas e feiras de negócios nacionais e internacionais; contatos de sindicatos exportadores, embaixadas, consulados, e outros links de interesse da área exportadora.

Para o gestor da Unidade Gestão Estratégica e Mercado do Sebrae, Roberto Bellucci, a parceria entre o CIN/FIEPA e Sebrae tem se renovado a cada ano com o objetivo de garantir suporte às empresas que querem exportar. “A união entre as duas instituições é de grande importância porque conhecemos as dificuldades dessas empresas e estamos aqui para apoiar, por meio de consultoria, treinamento e ideias de mercado, e dar oportunidade para que possam ter consciência, amadurecimento e capacidade de exportar”.