FIEPA assina acordo de cooperação para o desenvolvimento da cabotagem no Pará e Guianas

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará assinou, nesta quinta-feira (04), um acordo de cooperação com o Grande Porto Marítimo da Guiana Francesa (GPMG), estabelecimento público francês, para a promoção de ações de fortalecimento da cabotagem no Estado do Pará. Durante o encontro de formalização da parceria, estiveram presentes os vice-presidentes executivos da FIEPA, Marco Marcelino de Oliveira e José Maria Mendonça; o diretor geral e presidente do comitê do GPMG, Philippe Lemoine; e a coordenadora do Centro Internacional de Negócio da FIEPA, Cassandra Lobato.

O acordo integra o programa de Cooperação Operacional Interregional Amazônia (PCIA), que visa aumentar a competitividade e estimular a integração econômica e comercial do setor portuário com o objetivo promover estudos para o desenvolvimento de uma linha de cabotagem capaz de reduzir o tempo do transporte, os impactos ambientais envolvidos na atividade e aumentar o fluxo de produtos no chamado Planalto das Guianas, a partir do Porto de Vila do Conde (Barcarena-Pará) e do Porto de Santana, localizado no Estado do Amapá, seguindo pela Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Caribe.

Com parte dessa parceria, em abril deste ano, a FIEPA sediou a Primeira Conferência dos Portos no Planalto das Guianas, que reuniu diversos interlocutores, como empresas de cabotagem, instituições acadêmicas e entidades públicas e privadas ligadas às áreas de logística e transporte, e ao setor portuário. Durante a Conferência um representante da empresa selecionada para operar a futura linha de cabotagem apresentou detalhes do projeto que envolve, entre outros, a construção de embarcações modernas e próprias para atender as demandas dos países beneficiados futuramente pela iniciativa.

Para o vice-presidente executivo da FIEPA, José Maria Mendonça, as discussões acerca da logística na Amazônia são importantes por representarem uma parte essencial para garantir o desenvolvimento econômico regional. “É extremamente pertinente esse assunto da cabotagem aqui para nós do Estado do Pará, porque nós conhecemos o nosso potencial de desenvolvimento e precisamos fazer isso funcionar, precisamos melhorar a logística a partir das nossas águas, e para isso temos que fazer alianças como esta, que buscam criar soluções para esse problema de logística que persiste e dificulta a expansão das nossas exportações a países com os quais fazemos fronteira”, afirmou Mendonça.

Segundo o diretor do GPMG, Philippe Lemoine, a parceria contribui para concretizar os estudos e avançar sobre as trocas comerciais entre as regiões do Pará e das Guianas. “Esse tipo de coalizão é importante para que possamos superar os desafios e seguir adiante no nosso objetivo que é desenvolver a cabotagem para fortalecer as trocas comerciais entre estes territórios”, concluiu.