Notícias

Jornada Pedagógica reúne professores da rede SESI Pará

Jornada Pedagógica reúne professores da rede SESI Pará

Jornada Pedagógica reúne professores da rede SESI Pará

Para promover um momento de integração e de compartilhamento de informações, a Gerência Executiva de Educação do SESI Pará realizou, entre os dias 08 e 10 de janeiro, a Jornada Pedagógica 2024. Mais de 300 professores de Belém, Ananindeua, Altamira, Barcarena, Bragança, Castanhal, Icoaraci, Marabá, Paragominas, Santa Izabel e Santarém participaram do evento de maneira presencial e on-line.

 

Ao longo da jornada foram apresentadas temáticas relacionadas ao ambiente escolar sensorialmente inteligente, inclusão, avaliação da aprendizagem, Direito das Crianças e dos Adolescentes, competências socioemocionais, educação tecnológica, programa bilíngue, entre outros. O objetivo foi reunir boas práticas e fortalecer o desempenho pedagógico do SESI. “A intenção foi promover a integração, a capacitação e o entrosamento entre os colegas. Essa troca de conhecimento é facilitada em momentos como este, de conversas informais, que é quando eles conseguem avaliar e repassar suas práticas e ver como é a experiência do colega em outra escola”, explica Márcia Arguelles, gerente executiva de educação do SESI Pará.

 

 

Uma das novidades do SESI para 2024 no segmento educacional é o lançamento do Núcleo de Formação de Docentes e Mentoria, que foi apresentado formalmente durante o evento. O grupo é formado por professores /mentores que tem expertise em sala de aula e que foram treinados para multiplicar seus conhecimentos. Eles passaram uma temporada em Brasília e agora a proposta é que eles pulverizem esses aprendizados. “Somos uma rede com 300 professores em sala de aula. Então seria inviável realizar treinamentos individualizados, deslocar essas pessoas das suas cidades com frequência. Agora eles utilizarão esses conhecimentos para o desempenho do exercício docente, visando a melhoria dos indicadores de aprendizagem e a proficiência dos nossos alunos”, detalha Arguelles.

 

Entre os palestrantes convidados para participar da Jornada Pedagógica do SESI, o Professor Doutor Rafael Morais, terapeuta educacional e especialista em Desenvolvimento Educacional, abordou a construção de contextos escolares sensorialmente inteligentes. “O aprendizado envolve muitas funções, como intelectuais, sociais e biológicas e a integração social é um mecanismo que se torna necessário para que o aluno possa ter maior rendimento em sala de aula e aproveite mais as experiencias que a escola possibilita. O SESI está de parabéns por trazer esse tema aos seus educadores, porque um professor que está atento às diferentes questões que esse aluno possa expressar é um ponto muito importante para que o aluno tenha um desenvolvimento saudável e ter uma evolução na sua jornada estudantil”, concluiu Morais. 

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA