Notícias

Projeto oferta capacitação profissional para moradores do Guamá e Terra Firme

Projeto oferta capacitação profissional para moradores do Guamá e Terra Firme

Projeto oferta capacitação profissional para moradores do Guamá e Terra Firme

“Este projeto caiu como uma luva. Eu estava em casa, desempregado, quando me apareceu a oportunidade de fazer este curso de maneira gratuita e logo consegui me recolocar no mercado de trabalho. Agora já tenho como garantir o meu sustento e de minha família”. O depoimento é de Tiago Oliveira, de 31 anos, que está finalizando o curso de Eletricista Instalador Predial do SENAI, ofertado pelo SENAI em parceria com a Centrais Elétricas do Pará (CELPA), por meio do projeto Comunidade Eficiente.

De cunho social, o Comunidade Eficiente busca promover ações de eficientização, relacionamento e capacitação para os consumidores da comunidade que possibilitem o uso seguro e racional da energia elétrica. Atrelado às ações que compõem o projeto, está a capacitação profissional, visando contribuir com o desenvolvimento pessoal, profissional e cidadão dos moradores da comunidade do Guamá, Terra firme, Canudos e Marco.

“Ficamos muito felizes em poder ter o SENAI como parceiro deste projeto, por ser uma instituição referência em educação profissional e acostumada a transformar a realidade de vida das pessoas, que também é nosso objetivo. Esperamos continuar qualificando estas pessoas e atendendo também outros bairros”, destaca Thaís Sampaio Bandeira, responsável por este projeto da CELPA.

O trabalho de capacitação está sendo realizado na unidade do SENAI Getúlio Vargas, com os cursos de Eletricista Instalador Predial e de Pedreiro de Alvenaria. Esta é a terceira turma formada por meio do Comunidade Eficiente. Antes, na unidade SENAI Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CEDAM), foi realizado o curso de Mecânico de Motocicletas.

Ana Cláudia Ferreira aproveitou a oportunidade e, além de fazer sua inscrição, levou também seu marido e seu filho para o curso de Pedreiro de Alvenaria. “Eu vim mais para incentivar meu marido e meu filho e acabei gostando bastante do curso. Estávamos sem perspectiva e agora estamos aprendendo algo novo, que pode aumentar a chance de todos nós de voltar ao mercado de trabalho, além de nos tornar mais independente para executar estas tarefas. Assim, ao invés de pagarmos para que resolvam estas questões de construções, vamos poder receber para fazer”, declara a aluna de 38 anos.

A gerente de Relacionamento com o Mercado do SENAI Pará, Regina Noronha, comemora o sucesso do projeto que, segundo ela, reforça a visão de contribuição social do SENAI. “Esta parceria deu certo porque manifesta o recíproco desejo de potencializar o alcance de iniciativas sócio educativas que estimulam o empreendedorismo, visando a ampliação do acesso ao mercado de trabalho e à geração de renda, através da qualificação profissional. E este é o papel do SENAI, formar para o mercado de trabalho, valorizando primeiramente o ser humano”, diz Noronha.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA