Reunião discute futuro da energia no Brasil

O Conselho Temático de Infraestrutura da FIEPA (Coinfra), o Centro das Indústrias do Pará (CIP) e a Associação Comercial do Pará (ACP) promoveram, nesta quinta-feira (07), uma reunião de trabalho para discutir os problemas causados pela chamada crise hídrica e o futuro da energia no Brasil. Participaram do encontro presidentes de sindicatos e empresários de vários segmentos industriais. O evento ocorreu de forma presencial na sede da FIEPA, com transmissão on-line para outros interessados.

Doutor em Economia e Administração formado pela Universidade de São Paulo (USP), Mário Ribeiro, atuante na área de economia ambiental, foi o palestrante do encontro. Na reunião, ele explicou os reflexos para o Brasil a partir do Acordo de Paris e a Transição Energética, apontando a pandemia como “o ponto em comum da escassez de energia, já que a demanda por insumos, em todos os continentes, está fervorosa, por serem essenciais para a saída da pandemia”.

Já o presidente do CIP e vice-presidente da FIEPA, José Maria Mendonça, considera que a chamada crise hídrica é consequência, principalmente, da má gestão dos projetos de hidrelétricas no país. “Hoje quase metade da geração de energia no país é obtida por hidrelétricas a fio d’água, ou seja, com pequenos reservatórios. Devemos, imediatamente, voltar para a exploração de nossa riqueza hídrica, construindo complexos hidrelétricos com grandes reservatórios, inclusive que permitirão o crescimento da geração de energia eólica e fotovoltaica mantendo-se o sistema garantido”, explicou Mendonça.