XV FIPA destaca a força da indústria paraense

Com o objetivo de divulgar o potencial produtivo das empresas paraenses e o trabalho que vem sendo realizado dentro do Estado para fomentar e apoiar o desenvolvimento da indústria local, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), abre nesta quarta-feira (19), a partir das 17 horas, a XV Feira da Indústria do Pará (FIPA), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Com correalização do SEBRAE no Pará, a XV FIPA conta com os patrocínios da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI, IEL e apoio do Governo do Pará; Vale e Hydro como patrocinadoras Diamante; Extra Máquinas e XCMG do Brasil como patrocinadoras Prata; Norte Energia e Banco do Brasil, como patrocinadores Bronze. Os demais apoios são da Agropalma e da Equatorial Energia.

Aqui tem Indústria – O tema desta edição, ‘Aqui tem Indústria’, busca mostrar como a indústria contribui significativamente para a economia do Pará, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Segundo o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, o evento é parte importante das diversas iniciativas que a Federação promove voltadas para a valorização do setor. “A FIPA é um evento que nos traz muito orgulho, porque nele conseguimos apresentar todo o potencial da indústria do nosso Estado e o desenvolvimento econômico gerado ao longo dessa cadeia produtiva, mostrando que nossas empresas têm total competência para produzir com qualidade e responsabilidade socioambiental, para atender os mercados mais exigentes”, explica José Conrado.

“Além disso, este evento que acontece a cada dois anos, representa a consolidação de um trabalho que realizamos diariamente de fortalecimento da indústria paraense, seja por meio da interlocução com parceiros, instituições ou poder público, no intuito de melhorar o ambiente de negócios dentro do Pará e atrair investimentos privados; seja com ações de estímulo à verticalização da produção, por meio do incentivo às pequenas e média indústrias; ou com programas de valorização do produto paraense, no qual buscamos internalizar as compras locais, estimulando para que os grandes empreendimentos aqui instalados, priorizem os fornecedores do Estado”, afirma o presidente da FIEPA.

Expectativa - Até o seu encerramento no dia 22, a FIPA deverá reunir um público de 30 mil visitantes, que terão à disposição cerca de 100 estandes com exposição de produtos e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais, além de diversas atrações culturais, encontros técnicos como workshops, palestras e fóruns, rodadas de negócios nacionais e internacionais, além de torneio de robótica e competições de inovação voltada para soluções que facilitem o dia a dia das indústrias.

Programação prioriza produção industrial e capacitação técnica

Após a pausa feita em função das restrições causadas pela pandemia, a FIPA, considerado a maior vitrine da indústria paraense, retorna ao Hangar com uma feira de exposições e uma ampla programação técnica voltada para a capacitação e debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento da indústria. Tanto os expositores e patrocinadores, quanto o Sistema FIEPA, realizarão várias ações durante o evento.