top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Confira mais especialistas confirmados no Amazon Energy 2025

Atualizado: 30 de jun.


Especialistas, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil estarão reunidos na sede da FIEPA, em Belém para discutir as oportunidades e desafios relacionados à matriz energética regional, no Amazon Energy 2025 & 2º Evento Pré-COP IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás). O evento, que ocorrerá nos dias 25 e 26  de junho, é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) com o selo da Jornada COP+. Organizado pela Vita Digital Soluções, o evento tem o apoio do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e do Centro das Indústrias do Pará. As inscrições estão abertas pelo link.


Serão dois dias de painéis, mesas redondas e debates com diversos especialistas na área, discutindo assuntos como energia sustentável, inclusão social, inovação tecnológica e preservação ambiental. Conheça alguns dos painelistas e mediadores já confirmados:


Dia 1


Painel 3: A Política Nacional de Transição Energética e a relação com os Estados Amazônicos


 Alex Carvalho - Mediador

ree

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e da Jornada COP+, engenheiro formado na área há 25 anos pela Universidade da Amazônia (Unama), com mestrado pela Escola Politécnica da USP na área de Infraestrutura de Transportes. Atualmente, é vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com atuação de mais de 12 anos; e vice-presidente do Conselho Temático de Infraestrutura na Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Painel 6: A Importância dos Estados da Amazônia na Nova Geopolítica dos Recursos Naturais Orientadas para a Transição Energética


José Luiz Marques 

ree

Chefe de Finanças das Operações de Metais Básicos do Atlântico Sul na Vale. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios, planejamento e controle de projetos, estimativas de custos (CAPEX e OPEX), planejamento estratégico, análise de mercado de commodities, gestão de contratos de serviços, gestão orçamentária e de desempenho financeiro, análise econômica e conformidade com a governança corporativa.


Adriano Lucheta - Mediador

ree

Diretor do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais em Belém, Diretor do Núcleo Estadual de Inovação da FIEPA e sócio da startup C&L Biotech. Engenheiro Agrônomo, com área de concentração em Biotecnologia; Mestre em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da ESALQ/USP. Também é Pós-Doutor pelo laboratório de Microbiologia Molecular  pela mesma instituição e Pós-doutor no departamento de Ecologia Microbiana no Netherlands Institute of Ecology (NIOO/KNAW), Wageningen, Holanda.


Painel 7: Perspectivas de Crescimento, Oportunidades (Setoriais e Territoriais) e Desafios (Ambientais e Sociais) para Projetos de Energia na Amazônia


Rodrigo Pinho

ree

Executivo Sênior de Negócios, liderando inovação em tecnologia e transição energética global, financiamento de private equity e prestação de serviços nas indústrias de Óleo e Gás, GNL e Infraestrutura de Energia. Possui experiência em gerenciamento de  P&Ls, contratos multimilionários, negociações, iniciativas de entrada no mercado e união de negócios e tecnologia para geração de valor.


Tiago Santovito 

ree

Diretor Executivo da Associação Brasileira do Biogás, empresa que representa os setores de biogás e biometano, posicionando estas fontes de energia como vetores de transição energética do Brasil e promovendo acesso ao mercado. Atuou como gerente de regulação de transporte e distribuição de gás natural no IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás , como Especialista em Regulação na Braskem e Consultor em Regulação na COMGÁS

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, com Pós-graduação em Controladoria pela Fecap,  em Análises de Investimentos em Projetos pela FGV e em Gestão Estratégica de Petróleo, gás e Energias renováveis pela Fundação Dom Cabral.


Dia 2

Painel 10: Oportunidades e Desafios do Ecossistema para Apoio e Suporte aos Segmentos de Energia


 Dário Lemos

ree

Diretor do SENAI/PA e superintendente do SESI/PA, com mais de 40 anos de experiência no Sistema S. Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Faculdade Integrada do Colégio Moderno, com pós-graduação em finanças. Também possui certificação em Gestão Avançada, Gestão da Inovação orientada pelo Design e em Gestão de Sistemas de Educação Profissional. 



Cláudia Chelala

ree

Economista, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003) e Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2009). Professora da Universidade Federal do Amapá, com experiência na área de Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos temas: economia, estado, indústria, arranjos produtivos locais e economia agrícola. 


Painel 11: Desafios e Gargalos para a Distribuição de Derivados nos Estados da Amazônia


Ana Mandelli - Mediadora

ree

Ana é Engenheira química de formação e experiência de mais de 25 anos na área de combustíveis. Atuou em grandes empresas como Ipiranga e Shell, nas áreas comercial, logística e operações de combustíveis e lubrificantes. Por mais de 15 anos trabalhou com combustíveis de aviação desde a produção até a entrega do produto nos aeroportos. Hoje é Diretora Executiva Interina de Downstream do Instituto Brasileiro de Petróleo atuando na busca por melhorias no setor aéreo brasileiro e  visando aumentar a atratividade de investidores.


14h- 15h- Painel 14 – Petróleo e Gás na Margem Equatorial - Oportunidades para o Desenvolvimento Regional e Ações de Mitigação Ambiental e Descarbonização


Jonilton Pessoa 

ree

Gerente Executivo de Exploração da Petrobras, com quase quarenta anos de atuação na empresa, passando por diversas funções e gerências. Possui graduação em Geologia e Ciências da Terra pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Geofísica e Processamento Geofísico pela Universidade Federal da Bahia e MBA em Economia, Gestão de Ativos pela FGV.


Rodolpho Zahluth Bastos 

ree

Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. Coordenador do Programa Regulariza Pará, eixo de ordenamento territorial, fundiário e ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e da Política Estadual de Mudanças Climáticas.  É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará, com mestrado e doutorado em Geografia Política pela Universidade de Paris VIII - Instituto Francês de Geopolítica. É professor adjunto do Núcleo de Meio Ambiente  da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação interdisciplinar em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.


Serviço: Amazon Energy 2025 & 2º Evento Pré-COP IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural)

Dia: 25 e 26 de junho

Horário: A partir de 8h, de acordo com a programação

Local: Salão de Eventos da FIEPA, Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré, Belém - PA

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page