Diretoria da FIEPA recebe ex-ministro da Agricultura e reforça união entre setores
- marialuiza9513
- 14 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

O enviado especial da Agricultura para a COP30, o ex-ministro Roberto Rodrigues, esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) nesta sexta-feira (14). Ele foi recebido pelo presidente Alex Carvalho, e integrantes da diretoria.
Na pauta, o posicionamento de apoio e comprometimento da Federação, como representante de diversos elos do setor produtivo, com o combate ao desmatamento na Amazônia brasileira.
O movimento multissetorial liderado pela FIEPA, Jornada COP+, foi apresentado ao ministro, com a entrega das Diretrizes para uma indústria de Baixo Carbono.
Para Alex Carvalho, “é preciso desmistificar a imagem do setor produtivo como vilão, e a Jornada COP+ demonstrou isso com a criação de três programas, Economia Circular, Sociobioeconomia, e Apoio no combate ao desmatamento e queimadas ilegais, para mudar as narrativas”. Na reunião, o presidente destacou ainda a importância do apoio, citando a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição da qual Roberto Rodrigues é professor emérito, para que a Amazônia deixe de ser uma região exportadora de commodities, com foco no desenvolvimento sustentável.

Roberto Rodrigues considerou de extrema importância a integração dos setores apresentada pela FIEPA, e destacou o documento com propostas para posicionar a agricultura tropical como pilar das soluções climáticas globais, já entregue ao presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago. “Eu estou com o senhor 100%. Temos que acabar com as falácias e também com o garimpo criminoso, o desmatamento. Por isso criamos propostas para enfrentar tudo isso”, falou o ministro Roberto Rodrigues ao presidente da FIEPA.






