top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

FIEPA conclui participação oficial da COP30 com debates sobre infraestrutura, reputação e economia de baixo carbono



ree

A quinta-feira (20), foi marcada pelo encerramento da participação da Federação das Indústrias do Estado do Pará na programação oficial na área da Blue Zone, na COP30. 

O ponto de partida ocorreu em um bate-papo sobre o futuro da infraestrutura sustentável na Amazônia, que reuniu a gestora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC, Mariana Nascimento; o diretor-presidente da Águas do Pará, André Macedo Facó; e o vice-presidente da Sinobras, Ian Corrêa; e Alex Carvalho, presidente da FIEPA. Ao longo da conversa, foi abordado como o desenvolvimento da infraestrutura é fundamental para todos os segmentos e essa evolução trará impactos positivos tanto para o potencial da indústria, como para a sociedade, por meio da melhoria da qualidade de vida. “O setor produtivo está produzindo riqueza e enraizando o futuro sustentável da Amazônia. Lançamos três programas que passam a fazer parte da Federação e todos eles são atrelados à melhoria da infraestrutura no estado, que seguirá sendo uma bandeira da FIEPA”, afirmou Alex Carvalho. 


Em seguida foi a vez de conversar sobre reputação, sobre o preconceito que esteve presente nas pautas relacionadas à COP30 desde que foi anunciado que o evento seria realizado na Amazônia. Para a secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal, o Pará e a Amazônia deram a melhor resposta aos que desconfiavam da capacidade de realizar um evento mundial. “Hoje o mundo defende Belém. Existe um imaginário de que a Amazônia é um local pouco habitado, mas temos muita cultura, temos áreas preservadas, biodiversidade e inteligência. É dela, é desse lugar que o mundo vai beber conhecimento”, afirmou. 


ree

A divulgação das boas práticas desenvolvidas e realizadas na região, e a construção de narrativas que elevem a Amazônia como um exemplo de lugar de grande geração de conhecimento são caminhos para manter o destaque relevante e positivo no cenário local e global. Integraram o painel Úrsula Vida, secretária de Cultura do Pará; Karla Melo, da Green Initiative; Vitor Pereira, da Aberje; e a mediação foi com a CEO da Temple Pinheiro e assessora de relações governamentais da FIEPA, Cleide Pinheiro.


Em paralelo, a economia de baixo carbono e as soluções que as empresas já realizam em prol da descarbonização em solo brasileiro dominou a discussão. Os segmentos do agronegócio, da indústria farmacêutica e da construção civil trouxeram as iniciativas implementadas, seus resultados e como isso tem se refletido no dia a dia, na produtividade, conforto e bem-estar das pessoas. Formaram o painel a CEO da CCS Brasil e sócia do Costa Rodrigues Advogados e consultora da FIEPA, Isabela Morbach; o gerente de Public Affairs e Soluções Integradas da Saint-Gobain, Douglas Meirelles; e o diretor de Sustentabilidade da Bayer, Felipe Albuquerque; e mediação da jornalista Nara Bandeira. 


“A grande participação da sociedade aqui em Belém, que é a parte S do ESG, mostra que o debate sobre a adaptação climática criou uma articulação forte. A Green Zone esteve lotada todos os dias, por pessoas buscando mais informações e participando ativamente das atividades. Esperamos que os resultados dessa COP sejam expressivos e impactam diretamente a vida das pessoas que mais precisam”, afirmou Isabela Morbach.


ree

E para encerrar a manhã de atividades e coroar 18 meses de trabalho, o palco foi tomado pela Jornada COP+, movimento multissetorial liderado pela FIEPA, e lançado na Feira da Indústria, em 2024. 


De acordo com a secretária adjunta de Bioeconomia do Estado do Pará, Camille Bemerguy, ainda é preciso ampliar a qualidade das informações e dos dados sobre a bioeconomia no estado, e por meio da união e de parcerias estratégicas, como a aproximação entre a FIEPA e a SEMAS, é um desafio a ser superado de maneira mais ágil. “Trazer o elemento da colaboração é mostrar que é possível unir tradição e inovação e promover a escalabilidade que a gente busca para este segmento”, afirmou. Junto a ela estiveram o presidente da ASSOBIO, Paulo dos Reis; e gerente do Observatório da Indústria da FIEPA e colíder do Comitê de Transformação Digital e Inovação da Jornada COP+, Felipe Freitas, com moderação de Thayana Araújo.


ree



 


 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page