FIEPA e Vale fortalecem parceria para impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia
- marialuiza9513
- 11 de ago.
- 3 min de leitura

Em um movimento que reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região amazônica, o Sistema FIEPA e a Vale Metais Básicos realizaram, nesta quinta-feira (7), um importante encontro institucional que resultou na formalização de uma parceria estratégica. O evento, realizado em Belém, reuniu representantes do Comitê Executivo da Vale Metais Básicos, lideranças empresariais e representantes da indústria local com o objetivo de construir soluções conjuntas para o crescimento integrado da cadeia mineral no Pará.
Mais do que uma agenda de negócios, o encontro foi marcado por um ambiente de diálogo, colaboração e construção de pontes entre o setor produtivo. A assinatura da parceria entre a Vale Metais Básicos e a FIEPA Redes é um marco simbólico e prático dessa aproximação, representando um compromisso conjunto com a inovação, a industrialização e o desenvolvimento social e econômico da Amazônia.
O presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, destacou a importância de estabelecer regras claras e previsíveis para garantir segurança jurídica e atratividade para novos investimentos. Carvalho defendeu a necessidade de verticalizar a produção mineral no Estado, com iniciativas que priorizem a agregação de valor localmente.
“Fala-se há muito tempo sobre a importância de agregar valor internamente, de deixar de ser apenas um Estado fornecedor de matéria-prima. Mas essa reivindicação só se justifica se, de fato, formos capazes de oferecer as condições necessárias para que a indústria se instale aqui, com competitividade e alcance o mercado global”, afirmou Alex.
Segundo ele, esse processo exige não apenas infraestrutura e incentivos, mas também diálogo constante entre o setor produtivo, o poder público e os investidores. “Hoje, felizmente, vivemos um momento diferente. Temos um mercado de commodities aquecido, e o Pará se posiciona como um dos principais players mundiais no mercado de cobre, um insumo cada vez mais relevante para a vida moderna”, completou.
Já o CEO da Vale Metais Básicos, Shaun Usmar, enfatizou a visão de longo prazo da empresa e o papel estratégico que o Pará pode assumir no cenário global da mineração, especialmente na produção de cobre. Segundo ele, os resultados já começam a ser percebidos, mas o verdadeiro potencial da região ainda está em construção.

“Se conseguirmos colocar em prática essa visão, veremos o Pará, e o Brasil, despontarem, talvez, como um dos grandes líderes mundiais na produção de cobre. O Chile tem sido referência nesse mercado por muitos anos, mas acredito que, se destravarmos nosso potencial de forma colaborativa, ainda nem conseguimos dimensionar o quão longe podemos chegar”, disse.
Shaun também ressaltou o compromisso da companhia com a excelência e a formação de talentos locais. “Estamos formando uma nova geração de profissionais para essa indústria. Temos engenheiros de mineração paraenses colocando seus planos de negócio em prática em operações ao redor do mundo. A expertise dentro da nossa organização é extraordinária e contribui não só para o desenvolvimento da empresa, mas também para o crescimento do país”, completou.
Durante o encontro, também foi destacada a importância de manter canais abertos de diálogo com investidores e lideranças locais, como forma de alinhar expectativas, superar gargalos e acelerar a transição para um modelo de desenvolvimento mais justo, inclusivo e ambientalmente responsável.
Desde 2000, a FIEPA e o Grupo Vale desenvolvem uma forte parceria no Pará, que iniciou com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), além de eventos e rodadas de negócios, promoção de qualificação profissional em Parauapebas por meio do SENAI, apoio em consultorias em Saúde, Segurança e Meio Ambiente para as unidades da Vale, com apoio do SESI/SENAI. A parceria ainda estimula a qualidade de vida da comunidade com os Circuitos de Corridas.