top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

FIEPA participa do Global Citizen NOW: Amazônia, evento preparatório para a COP30


Belém sediou, nesta quinta-feira (24), o Global Citizen NOW: Amazônia, evento internacional que reúne líderes políticos, empresariais e representantes da sociedade civil em uma agenda preparatória para a COP30, que acontecerá em 2025, também na capital paraense.

O presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, esteve presente no encontro, que promoveu painéis com temas como financiamento climático, transição energética, juventudes, povos tradicionais e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região. “A indústria tem papel fundamental na construção de soluções sustentáveis para a Amazônia. Precisamos ser protagonistas na transição energética, com inovação, responsabilidade e inclusão social. Participar de espaços como o Global Citizen NOW reforça o nosso compromisso com uma Amazônia que cresce preservando”, destacou.

Entre os destaques, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e diretor do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, participou do painel “Sem Deixar Ninguém para Trás na Transição Energética da Amazônia”, que abordou os desafios e as oportunidades de integrar crescimento econômico, inovação e justiça social. “Precisamos superar a lógica de projetos impostos de fora para dentro. Foi com esse propósito que criamos o Instituto Amazônia+21, em parceria com o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, e os demais presidentes das federações da indústria da Amazônia. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável a partir da Amazônia, com quem vive, conhece e opera na região”, afirmou.


Thomé também reforçou a necessidade de ouvir e envolver as comunidades locais na formulação de soluções.“É fundamental uma escuta ativa e propositiva para garantir que os projetos respondam, de fato, às necessidades de quem é o verdadeiro protagonista: a comunidade. Mais do que olhar para os negócios da Amazônia, é preciso incluí-los em cadeias de valor nacionais e globais. Isso significa promover autonomia, liberdade e, principalmente, inclusão socioeconômica. Inclusão, para mim, é construir juntos”, disse.

O evento também contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, que esteve no painel “O legado da COP para o Estado do Pará”, reforçando o empenho do estado na organização da COP30 e no fortalecimento de políticas públicas ambientais. “Este é o momento em que mobilizadores e cidadãos do mundo que pensam a Amazônia se reúnem e fazem de Belém o ponto de partida dessa trajetória rumo à COP30. Queremos uma COP de implementação, em que os compromissos ambientais se tornem realidade, com financiamento climático e valorização da floresta em pé”, concluiu.


 

O evento segue ao longo do dia com uma programação diversa, incluindo rodas de conversa, painéis temáticos e espaços de articulação entre diferentes atores sociais. As atividades têm como foco ampliar o protagonismo das comunidades amazônicas nas decisões globais sobre o clima. Veja mais fotos aqui.


 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page