FIEPA participa do Global Citizen NOW: Amazônia, evento preparatório para a COP30
- deborabarbosa2
- 24 de jul. de 2025
- 2 min de leitura

Belém sediou, nesta quinta-feira (24), o Global Citizen NOW: Amazônia, evento internacional que reúne líderes políticos, empresariais e representantes da sociedade civil em uma agenda preparatória para a COP30, que acontecerá em 2025, também na capital paraense.
O presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, esteve presente no encontro, que promoveu painéis com temas como financiamento climático, transição energética, juventudes, povos tradicionais e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região. “A indústria tem papel fundamental na construção de soluções sustentáveis para a Amazônia. Precisamos ser protagonistas na transição energética, com inovação, responsabilidade e inclusão social. Participar de espaços como o Global Citizen NOW reforça o nosso compromisso com uma Amazônia que cresce preservando”, destacou.
Entre os destaques, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e diretor do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, participou do painel “Sem Deixar Ninguém para Trás na Transição Energética da Amazônia”, que abordou os desafios e as oportunidades de integrar crescimento econômico, inovação e justiça social. “Precisamos superar a lógica de projetos impostos de fora para dentro. Foi com esse propósito que criamos o Instituto Amazônia+21, em parceria com o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, e os demais presidentes das federações da indústria da Amazônia. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável a partir da Amazônia, com quem vive, conhece e opera na região”, afirmou.

Thomé também reforçou a necessidade de ouvir e envolver as comunidades locais na formulação de soluções.“É fundamental uma escuta ativa e propositiva para garantir que os projetos respondam, de fato, às necessidades de quem é o verdadeiro protagonista: a comunidade. Mais do que olhar para os negócios da Amazônia, é preciso incluí-los em cadeias de valor nacionais e globais. Isso significa promover autonomia, liberdade e, principalmente, inclusão socioeconômica. Inclusão, para mim, é construir juntos”, disse.
O evento também contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, que esteve no painel “O legado da COP para o Estado do Pará”, reforçando o empenho do estado na organização da COP30 e no fortalecimento de políticas públicas ambientais. “Este é o momento em que mobilizadores e cidadãos do mundo que pensam a Amazônia se reúnem e fazem de Belém o ponto de partida dessa trajetória rumo à COP30. Queremos uma COP de implementação, em que os compromissos ambientais se tornem realidade, com financiamento climático e valorização da floresta em pé”, concluiu.

O evento segue ao longo do dia com uma programação diversa, incluindo rodas de conversa, painéis temáticos e espaços de articulação entre diferentes atores sociais. As atividades têm como foco ampliar o protagonismo das comunidades amazônicas nas decisões globais sobre o clima. Veja mais fotos aqui.






