Indústria do aço discute descarbonização em evento apoiado pela Jornada COP+
- Mayra Leal
- há 3 horas
- 2 min de leitura

Estratégias de descarbonização no setor siderúrgico estarão em foco no “Workshop SINOBRAS: Descarbonização na Indústria do Aço”, que será realizado no dia 22 de setembro, em Belém. Promovido pela SINOBRAS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará, e selo Jornada COP+, o encontro promoverá um diálogo estratégico sobre desafios e avanços para a sustentabilidade na indústria.
A programação reunirá profissionais, lideranças empresariais, especialistas em sustentabilidade, representantes institucionais e de órgãos públicos. São esperadas palestras de autoridades no setor, como Ian Corrêa, vice-presidente de Operações do Grupo Aço Cearense; Junimara Chaves, Gerente de Sustentabilidade da SINOBRAS, além de representante do Instituto Aço Brasil.
Para Ian Corrêa, a realização da COP30 em Belém e a realidade climática mundial ampliam o debate sobre a redução de emissões, adaptação às mudanças, e temas como justiça climática, uso de energias renováveis e preservação da biodiversidade. “Discutir estratégias de descarbonização é essencial para o avanço das nossas operações, e para posicionar a SINOBRAS como protagonista na construção de soluções alinhadas aos compromissos globais. A SINOBRAS já atua com uma rota tecnológica que contribui para a produção de aço com baixa emissão de CO₂, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade. Este workshop será uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos e fortalecer o papel da indústria do aço na transição para uma economia de baixo carbono”, destaca o vice-presidente de Operações da SINOBRAS.
Descarbonização na siderurgia
O workshop também será um espaço para mostrar as boas práticas do setor e o posicionamento da siderurgia diante dos desafios ambientais globais. De acordo com relatório produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia Circular (IBEC), com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), o setor siderúrgico se destaca entre os maiores emissores de carbono, responsável por 8% a 10% das emissões globais de CO2₂. O setor está comprometido com metas de curto prazo (2030) e de longo prazo (2050) para alcançar a neutralidade de carbono.
Segundo o relatório, o Brasil tem um grande potencial para liderar a transição a uma siderurgia de baixo carbono, desde que aproveite a matriz energética limpa, a disponibilidade abundante de biomassa e o uso do carvão vegetal renovável, aliando essas tecnologias e práticas a um modelo circular da economia. Ainda segundo o relatório, a circularidade em setores como cimento, aço, plástico e alumínio pode reduzir as emissões globais em até 40% até 2050.
Selo - A Jornada COP+ é um movimento pela transição brasileira realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Instituto Amazônia+21. Correalizado pela Hydro, tem patrocínio super master da Vale e da Albras, e premium, da Guamá Tratamento de Resíduos, da SINOBRAS e da Bayer. A iniciativa foi idealizada pela Temple Comunicação, e tem o apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), SESI e SENAI.
Serviço: Workshop SINOBRAS: Descarbonização na Indústria do Aço
Data: 22 de setembro (segunda-feira)
Hora: 14h às 18h
Local: FIEPA - Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré- Belém, PA