Indústria paraense responde ao chamado da COP30 e reforça mobilização pelo clima
- Mayra Leal
- há 4 dias
- 4 min de leitura

Na Sétima Carta da Presidência da COP30 à comunidade brasileira e internacional, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da conferência, convocou o setor privado em prol da Agenda de Ação Climática, e para participar da COP em Belém. O convite vai ao encontro do movimento multissetorial que está sendo realizado na Amazônia Brasileira: a Jornada COP+. Liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), desde maio de 2024, a iniciativa tem mobilizado o setor em torno de uma transição justa para a região.
São diversas ações pré, durante e após a conferência que pretendem deixar um verdadeiro legado de transformação rumo ao desenvolvimento sustentável na região. Durante a COP, a Jornada COP+ vai coordenar o Brazilian Industry Hub: ponto de convergência da indústria com diversos eventos, como painéis de alto impacto, anúncios estratégicos, lançamentos de compromissos e projetos. Entre eles, o Fórum de Excelência, quando serão apresentadas ao mundo iniciativas empresariais sustentáveis e inovadoras da região. O edital para receber os cases está com inscrições abertas pelo site da FIEPA.
Presidência da COP30 quer contar com setor privado
A sétima carta da Presidência da COP30 vê o setor privado como parceiro indispensável na implementação da Agenda de Ação Climática, em uma colaboração público-privada. “Em Belém, o setor privado terá uma oportunidade sem precedentes de liderar o mundo com rapidez e escala. Estamos convocando as empresas a participarem e se engajarem com soluções credíveis, parcerias, investimentos e ideias [...] Convidamos o setor privado – CEOs, investidores, inovadores, empreendedores – a se unirem a nós. Venham a Belém, tragam e conheçam soluções, colaborem e contribuam. As empresas podem mostrar ao mundo o verdadeiro significado da liderança climática”, convoca o documento.
A Agenda de Ação, lançada pela Presidência da COP30, prevê a implementação de compromissos já existentes e firmados nas COPs anteriores, e está estruturada em seis eixos temáticos e 30 objetivos centrais, que vão desde triplicar a capacidade de energias renováveis e regenerar ecossistemas, até construir cidades resilientes e acelerar o acesso a financiamento sustentável e inteligência artificial.
Para a Presidência da COP30, este é o momento do setor privado agir, acelerando a transição e aumentando ainda mais o seu engajamento. Segundo o documento, a COP30 pode se tornar a maior plataforma mundial de soluções climáticas transformadoras, onde empresas, em conjunto com outros atores, poderão moldar a futura economia global. “A COP30 deve dar um passo decisivo da promessa para a implementação, alinhando incentivos, fomentando inovação e revitalizando a colaboração público-privada, traduzindo compromissos passados em resultados tangíveis que entreguem benefícios reais às pessoas e melhorem vidas”, diz a sétima carta.
Indústria do Pará já está mobilizada
Para o presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho, a carta é o reforço a uma mobilização que já está sendo realizada. “Na Jornada COP+, nós temos trabalhado bastante esse engajamento, essa mobilização coletiva. A Federação lidera um movimento inédito que une o setor empresarial, academia, terceiro setor em torno de discussões plurais e dinâmicas. E no momento que o embaixador faz esse chamamento em prol do engajamento, nós ficamos muito felizes”, pontua.
Segundo Alex Carvalho, a participação do setor produtivo é indispensável para o debate climático. “Para que a discussão tenha eficácia, precisa contemplar os diferentes pontos de vista e, principalmente, ter bom senso e equilíbrio, e o movimento empresarial se faz muito importante para o desenvolvimento sustentável do nosso país”, afirma. As propostas do setor para uma transição justa serão consolidadas no documento “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono”, formulado a partir de discussões realizadas nos grupos de trabalho da Jornada COP+. “O setor industrial do território amazônida será representado nas contribuições que faremos em parceria com a SB COP, citada pelo presidente na carta, que fará as contribuições nacional e globais”, pontua Alex, se referindo à Sustainable Business COP30, iniciativa da CNI, parceira da Jornada.
Jornada COP+ engajará a indústria durante a conferência

Durante a COP30, a Jornada COP+ terá o Brazilian Industry Hub, onde realizará e receberá diversos eventos, como os da SBCOP. Ao todo, serão dezoito espaços com atividades diversas: o novo Auditório Albano Franco e o Salão de Eventos da FIEPA, o Observatório da Indústria, a Casa da Indústria Criativa, o Teatro do SESI, o Auditório do SENAI, além de salas de reuniões e outros ambientes. Todo esse ecossistema será um ponto de convergência da indústria, reunindo líderes empresariais do mundo todo.
A Jornada COP+ também está criando a Vitrine de Cases da Indústria Sustentável, com iniciativas e projetos empresariais que estão impulsionando a transformação da Amazônia, com impacto antes, durante e após a COP30. As melhores serão apresentadas durante o Fórum de Excelência, evento paralelo à conferência mundial. Empresas industriais de todos os portes e segmentos; sindicatos, associações e cooperativas; startups e demais organizações vinculadas ao setor industrial e órgãos da administração pública são convidadas a participar. As inscrições vão até 30 de setembro de 2025 no site fiepa.org.br/copmais.
Alex Carvalho explica que a iniciativa faz parte dos propósitos do movimento, “É o reforço do compromisso com as boas práticas que precisam reverberar, pois o caminho do desenvolvimento sustentável perpassa pelo equilíbrio entre a agenda de sustentabilidade ambiental com a agenda social e econômica, que precisam estar integradas”, afirma o presidente.
Para Deryck Martins, coordenador técnico da Jornada COP+, a seleção também tem o propósito de trazer escalabilidade para práticas sustentáveis. “O edital tem, principalmente, dois aspectos: o de dar visibilidade às boas práticas e projetos que têm dado certo; e o de inspirar outras indústrias a replicarem essas boas práticas. Pois muitas vezes, por meio de um caminho desenvolvido, outras empresas conseguem visualizar os processos e trazer
essa solução para a sua realidade.”
A Jornada COP+ é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), CNI e Instituto Amazônia+21, com apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio da Amazônia Legal, SESI, SENAI, IEL, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O projeto tem como correalizadora a Hydro, Patrocinadores Super Master Vale e Albras, e Premium a Guamá Tratamento de Resíduos, a Bayer e a Sinobras.