top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Indústria paraense responde ao chamado da COP30 e reforça mobilização pelo clima

Atualizado: 16 de out.


Crédito: Divulgação Estaleiro Maguari
Crédito: Divulgação Estaleiro Maguari

Na Sétima Carta da Presidência da COP30 à comunidade brasileira e internacional, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da conferência, convocou o setor privado em prol da Agenda de Ação Climática, e para participar da COP em Belém. O convite vai ao encontro do movimento multissetorial que está sendo realizado na Amazônia Brasileira: a Jornada COP+. Liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), desde maio de 2024, a iniciativa tem mobilizado o setor em torno de uma transição justa para a região.


São diversas ações pré, durante e após a conferência que pretendem deixar um verdadeiro legado de transformação rumo ao desenvolvimento sustentável na região. Durante a COP, a Jornada COP+ vai coordenar o Brazilian Industry Hub: ponto de convergência da indústria com diversos eventos, como painéis de alto impacto, anúncios estratégicos, lançamentos de compromissos e projetos. Entre eles, o Fórum de Excelência, quando serão apresentadas ao mundo iniciativas empresariais sustentáveis e inovadoras da região. O edital para receber os cases está com inscrições abertas pelo site da FIEPA.


Presidência da COP30 quer contar com setor privado

A sétima carta da Presidência da COP30 vê o setor privado como parceiro indispensável na implementação da Agenda de Ação Climática, em uma colaboração público-privada. “Em Belém, o setor privado terá uma oportunidade sem precedentes de liderar o mundo com rapidez e escala. Estamos convocando as empresas a participarem e se engajarem com soluções credíveis, parcerias, investimentos e ideias [...] Convidamos o setor privado – CEOs, investidores, inovadores, empreendedores – a se unirem a nós. Venham a Belém, tragam e conheçam soluções, colaborem e contribuam. As empresas podem mostrar ao mundo o verdadeiro significado da liderança climática”, convoca o documento.


A Agenda de Ação, lançada pela Presidência da COP30, prevê a implementação de compromissos já existentes e firmados nas COPs anteriores, e está estruturada em seis eixos temáticos e 30 objetivos centrais, que vão desde triplicar a capacidade de energias renováveis e regenerar ecossistemas, até construir cidades resilientes e acelerar o acesso a financiamento sustentável e inteligência artificial.


Para a Presidência da COP30, este é o momento do setor privado agir, acelerando a transição e aumentando ainda mais o seu engajamento. Segundo o documento, a COP30 pode se tornar a maior plataforma mundial de soluções climáticas transformadoras, onde empresas, em conjunto com outros atores, poderão moldar a futura economia global. “A COP30 deve dar um passo decisivo da promessa para a implementação, alinhando incentivos, fomentando inovação e revitalizando a colaboração público-privada, traduzindo compromissos passados em resultados tangíveis que entreguem benefícios reais às pessoas e melhorem vidas”, diz a sétima carta.


Indústria do Pará já está mobilizada

Para o presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho, a carta é o reforço a uma mobilização que já está sendo realizada. “Na Jornada COP+, nós temos trabalhado bastante esse engajamento, essa mobilização coletiva. A Federação lidera um movimento inédito que une o setor empresarial, academia, terceiro setor em torno de discussões plurais e dinâmicas. E no momento que o embaixador faz esse chamamento em prol do engajamento, nós ficamos muito felizes”, pontua.


Segundo Alex Carvalho, a participação do setor produtivo é indispensável para o debate climático. “Para que a discussão tenha eficácia, precisa contemplar os diferentes pontos de vista e, principalmente, ter bom senso e equilíbrio, e o movimento empresarial se faz muito importante para o desenvolvimento sustentável do nosso país”, afirma. As propostas do setor para uma transição justa serão consolidadas no documento “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono”, formulado a partir de discussões realizadas nos grupos de trabalho da Jornada COP+. “O setor industrial do território amazônida será representado nas contribuições que faremos em parceria com a SB COP, citada pelo presidente na carta, que fará as contribuições nacional e globais”, pontua Alex, se referindo à Sustainable Business COP30, iniciativa da CNI, parceira da Jornada.


Jornada COP+ engajará a indústria durante a conferência

Crédito: GECOM FIEPA
Crédito: GECOM FIEPA

Durante a COP30, a Jornada COP+ terá o Brazilian Industry Hub, onde realizará e receberá diversos eventos, como os da SBCOP. Ao todo, serão  dezoito espaços com atividades diversas: o novo Auditório Albano Franco e o Salão de Eventos da FIEPA, o Observatório da Indústria, a Casa da Indústria Criativa, o Teatro do SESI, o Auditório do SENAI, além de salas de reuniões e outros ambientes. Todo esse ecossistema será um ponto de convergência da indústria, reunindo líderes empresariais do mundo todo.


A Jornada COP+ também está criando a Vitrine de Cases da Indústria Sustentável, com iniciativas e projetos empresariais que estão impulsionando a transformação da Amazônia, com impacto antes, durante e após a COP30. As melhores serão apresentadas durante o Fórum de Excelência, evento paralelo à conferência mundial. Empresas industriais de todos os portes e segmentos; sindicatos, associações e cooperativas; startups e demais organizações vinculadas ao setor industrial e órgãos da administração pública são convidadas a participar. As inscrições vão até 30 de setembro de 2025 no site fiepa.org.br/copmais.


Alex Carvalho explica que a iniciativa faz parte dos propósitos do movimento, “É o reforço do compromisso com as boas práticas que precisam reverberar, pois o caminho do desenvolvimento sustentável perpassa pelo equilíbrio entre a agenda de sustentabilidade ambiental com a agenda social e econômica, que precisam estar integradas”, afirma o presidente.


Para Deryck Martins, coordenador técnico da Jornada COP+, a seleção também tem o propósito de trazer escalabilidade para práticas sustentáveis. “O edital tem, principalmente, dois aspectos: o de dar visibilidade às boas práticas e projetos que têm dado certo; e o de inspirar outras indústrias a replicarem essas boas práticas. Pois muitas vezes, por meio de um caminho desenvolvido, outras empresas conseguem visualizar os processos e trazer

essa solução para a sua realidade.”


A Jornada COP+ é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), CNI e Instituto Amazônia+21, com apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio da Amazônia Legal, SESI, SENAI, IEL, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O projeto tem como correalizadora a Hydro, Patrocinadores Super Master Vale e Albras, e Premium a Guamá Tratamento de Resíduos, a Bayer e a Sinobras.



Texto de Mayra Leal.




Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page