top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Inovação e sustentabilidade marcam o Fórum de Excelência Industrial da Jornada COP+

Atualizado: 11 de dez. de 2025


Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA
Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA

Iniciativas inovadoras e que geram impacto positivo na economia da Amazônia foram reconhecidas no Fórum de Excelência Industrial Sustentável, realizado nesta quinta-feira, 13 de novembro, no Auditório Albano Franco, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Promovido pela Jornada COP+,  movimento multissetorial liderado pela Federação, o fórum apresentou nove projetos da indústria da Amazônia que estão contribuindo para a descarbonização da região.


As iniciativas apresentadas foram selecionadas pelo Edital de Cases da Jornada COP+ Ao todo, 76 soluções foram inscritas no edital e, após análise de comissão formada por especialistas do Conselho Curador da Jornada COP+ e integrantes do Sistema FIEPA, foram selecionados os projetos com maior capacidade de inovar, gerar impactos reais na região e inspirar outras empresas. 


As soluções apresentadas foram os que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria. São elas: “Água para Todos: segurança hídrica e resiliência climática na ilha do Combu” da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade; “Boiteca: Integração Pecuária-Floresta e Industrialização Sustentável da Teca na Amazônia” da TRC Agroflorestal LTDA; os projetos “Mega Hubs” e o “Meta Florestal 2030” da Vale; “PRO Carbono” da Bayer; “Transformando resíduos em florestas” da Mineração Paragominas S.A.; “Biogás e Transição Energética na Amazônia” da Guamá Tratamento de Resíduo; “Bioeconomia: agricultura, inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva do óleo de palma” da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma; e o projeto “Tecnologia Verde para Descarbonização de Veículos Automotores” da Amazon Rhiira. 


O secretário-adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Rodolpho Zahluth, responsável pelo projeto “Água para Todos”, explicou a origem da iniciativa desenvolvida na Ilha do Combu e o impacto positivo que ela tem gerado na comunidade. “Nós vimos um paradoxo nas ilhas de Belém, que é cercada de água, mas as pessoas não têm acesso a água potável. A gente conseguiu trazer esse modelo de projeto de captação de água de chuva, de tratamento dessa água, de monitoramento que a gente disponibiliza hoje nas escolas da Ilha do Combu, inclusive de vendedores de água gelada. Então, possibilitando através das crianças, a gente consiga impactar todo o universo das comunidades da Ilha”, explicou o secretário.


Tatiana da Costa Barbosa Iamamoto, responsável pelo projeto Amazon Rhiira, destacou o compromisso da iniciativa com a sustentabilidade e a inovação no setor de transportes. “Eu quero dizer para vocês que nós estamos prontos (vocês, empresas, governo, pessoas) para descarbonizar toda a frota veicular de vocês e ajudar a cumprir as metas de ESG com um dispositivo ecologicamente correto e economicamente perfeito”, afirmou.


Os demais vencedores receberam certificado de excelência concedido pela Jornada COP+. O evento também marcou o lançamento da Vitrine de Cases da Indústria Sustentável, publicação digital com o resumo de todos os inscritos. O objetivo é dar visibilidade às boas práticas e projetos que têm dado certo na Amazônia, além de inspirar outras indústrias a replicarem essas soluções.


Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA
Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA

Durante o Fórum de Excelência, também foram apresentadas as “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono”, que consiste em dez recomendações  para uma nova agenda ambiental, social e econômica na Amazônia brasileira, formuladas pelos comitês da Jornada COP+: comunicação e advocacy, infraestrutura e logística, atração  de investimentos, economia de baixo carbono, mulheres e povos tradicionais, sociobioeconomia, economia circular, transformação digital e inovação, transição energética e rastreabilidade das cadeias de valor.


O Fórum também apresentou os próximos passos da Jornada COP+ até 2030.  "Reconhecemos a importância deste momento da COP30, da agenda de sustentabilidade ambiental e trouxemos de forma muito pragmática e estratégica uma palavra de convergência. Hoje estamos entregando para a sociedade, para o mundo a resposta de que é muito possível valorizar a atividade econômica aliada à conservação ambiental”, afirmou o presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho.


O presidente também destacou que a transição para uma economia de baixo carbono não pode vir de forma isolada. "De forma inédita, tivemos vários e profundos diálogos com o terceiro setor, com a academia, com empresários que aqui estão, com instituições que fazem representações setoriais, com o setor público”, afirmou.



Texto por Nicole Oliveira, com supervisão de Mayra Leal.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page