top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Mulheres da indústria paraense destacam protagonismo feminino e comércio sustentável na Blue Zone da COP30

ree

Belém viveu, nesta quarta-feira (19), mais um dia de intensa programação na Blue Zone da COP30. No estande da Finlândia, um painel dedicado à interseção entre gênero e comércio sustentável colocou em evidência a força das empreendedoras amazônicas e o papel decisivo da liderança feminina na construção de uma transição justa, inclusiva e ambientalmente responsável. Representando a indústria paraense, participaram Ana Lídia Zoni, fundadora da Hidromel Uruçun da Amazônia, e Daniela Cunha, da Quri Natural Beauty, ambas integrantes do programa Mulheres Globais (Global Women), iniciativa conduzida pela CNI e ApexBrasil. A mediação ficou a cargo de Cassandra Lobato, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEPA (CIN).


O debate discutiu como mulheres à frente de empresas comprometidas com inovação, inclusão e responsabilidade climática têm ampliado fronteiras comerciais e contribuído para um desenvolvimento econômico mais equitativo. Para Cassandra, a oportunidade simboliza o resultado de um trabalho contínuo de preparação e fortalecimento de empreendedoras da região amazônica.


 “Começamos empoderando essas mulheres, mostrando que elas podem. Depois vem a capacitação técnica para que alcancem clientes internacionais. Ver esse tema ganhar espaço em outro pavilhão foi realmente muito especial, um presente”, destacou.


A presença da indústria paraense no debate também reflete o histórico do CIN, que há 27 anos atua apoiando empresas locais em sua inserção no mercado internacional. O núcleo tem contribuído para levar produtos amazônicos manufaturados e de alto valor agregado para o mundo, ampliando exportações, gerando emprego, renda e competitividade.


Cassandra ressalta que esse movimento vem acompanhado de um crescimento notável da liderança feminina no setor, impulsionando iniciativas como o Mulheres Globais, voltadas à inovação, tecnologia e novas formas de comunicação para expansão internacional via e-commerce.


Entre as histórias que inspiraram o público, a trajetória de Ana Lídia Zoni se destaca pelo pioneirismo. Seu hidromel amazônico, o primeiro do mundo produzido com mel de abelha nativa sem ferrão, já chega a sete países, incluindo Alemanha, Panamá, África do Sul, Índia e destinos do Caribe, e deve alcançar outros três mercados em breve. Ela relembrou que seu investidor-anjo, alemão, conheceu o produto no Brasil, validou seu potencial e despertou a visão internacional da marca.


ree

“Lá fora, consumir hidromel é um hábito milenar. Aqui, estamos redescobrindo essa bebida. Nosso diferencial é significativo e continuamos investindo em tecnologia e formulações inéditas, como o primeiro hidromel com safra no mundo, para levar os sabores da Amazônia ao exterior”, afirmou.


Já Daniela Cunha compartilhou como a participação no Mulheres Globais foi decisiva para a estratégia de expansão da Quri Natural Beauty, marca que aposta em ingredientes amazônicos e em um modelo de negócios sustentável. O programa, explicou, ampliou sua perspectiva sobre o e-commerce próprio e abriu portas para mentorias e especialistas que fortaleceram sua confiança para alcançar o mercado internacional.


“Ter um canal próprio é viável. Existe um caminho de regularizações, claro, mas o programa trouxe segurança técnica. Além disso, o networking nos faz perceber que, mesmo sendo uma marca jovem, estamos prontas para atuar fora do país”, destacou.

 

 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page