Pará mantém liderança nacional no crescimento industrial no 1º semestre de 2025
- marialuiza9513
- 13 de ago.
- 2 min de leitura

A produção industrial do Pará segue em trajetória de crescimento em 2025. No acumulado de janeiro a junho, a indústria paraense expandiu 6,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, divulgados no dia 8 de agosto, levantados pelo Observatório da Indústria do Pará. Com este resultado, o Pará mantém a liderança no desempenho industrial nacional neste indicador, à frente de estados como Paraná (5,2%), Santa Catarina (4,4%) e Espírito Santo (3,0%).
O desempenho positivo é atribuído à força das indústrias extrativas (minérios de manganês, cobre e ferro) e da metalurgia (vergalhões de aços ao carbono). Dentro deste cenário de crescimento, destaca-se também a fabricação de produtos de madeira, que registrou uma alta de 14,3% no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, o avanço da indústria paraense foi de 8,4%. Neste indicador de longo prazo, o destaque permanece com o setor da metalurgia, que apresentou um crescimento de 19,4%.
Quando a análise se restringe à comparação entre o mês de junho de 2025 e o mesmo mês de 2024, a indústria do Estado registrou um recuo de 3,0%. Apesar da queda geral, alguns setores apresentaram altas, como a fabricação de bebidas (29,0%) e a fabricação de produtos alimentícios (14,9%).
Na comparação com o mês imediatamente anterior, maio de 2025, a indústria paraense apresentou uma queda de 1,9%. Em âmbito nacional, os destaques positivos do mês foram Pernambuco (5,1%) e Minas Gerais (2,8%), enquanto as quedas mais expressivas ocorreram no Espírito Santo (-5,8%), Mato Grosso (-2,2%), Pará (-1,9%) e Goiás (-1,7%).







