top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Programa Indústria + Sustentável integra comunidade e indústria em ações ambientais da FIEPA

Foto: Rayssa Lobo/GECOM FIEPA
Foto: Rayssa Lobo/GECOM FIEPA

No dia 10 de setembro, foi realizada uma ação de sensibilização da comunidade sobre os serviços disponíveis no posto de coleta do E+ Reciclagem da Equatorial Pará, que fica permanentemente no estacionamento da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). O projeto recebe resíduos recicláveis e oferece, em contrapartida, bônus na conta de energia dos consumidores que realizam as entregas.


A parceria entre a Federação e a concessionária de energia já arrecadou mais de 2 toneladas desde sua inauguração, em junho de 2025, e faz parte do Programa Indústria + Sustentável, que engloba uma série de ações da FIEPA que buscam equilibrar desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.

Foto: Rayssa Lobo/GECOM FIEPA
Foto: Rayssa Lobo/GECOM FIEPA

Para o presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEPA, Deryck Martins, esse é um momento muito importante, pois é possível ver os resultados da presença do posto na Federação.


“Essa parceria surgiu a partir da sinergia entre o projeto Indústria + Sustentável, da Federação, e o E+ Reciclagem, da Equatorial Pará, esse ponto é voltado tanto para nossos empregados quanto para a comunidade do entorno. A adesão foi grande e a ação de hoje busca ampliar o alcance do público e estreitar a relação com a comunidade para que possamos arrecadar ainda mais resíduos recicláveis e dar a destinação correta”, ressaltou Deryck.


Compostagem ­­– A FIEPA desenvolve, em parceria com a empresa Origem 56 – Engenharia e Meio Ambiente, o projeto Bora Compostar, que recolhe os resíduos orgânicos produzidos na sede da Federação e transforma em adubos e biofertilizantes que são utilizados posteriormente nos jardins da própria sede. Em dois meses de compostagem, o projeto já coletou 258,38 Kg de resíduos orgânicos que foram transformados em 114,15 Kg de adubo orgânico. O processo evitou de 71,38 Kg de CO2 fossem liberados na atmosfera. 


Fotos: Arquivo do projeto Bora Compostar


Ainda segundo presidente do COEMAS/FIEPA, a compostagem é mais uma ferramenta para destinar os resíduos gerados na Federação de maneira correta.


“Nosso objetivo é dar a destinação correta para todos os tipos de resíduos gerados na Federação e o projeto Bora Compostar é um grande passo nesse processo. Em poucos meses já temos números expressivos de coleta e transformação de resíduos em adubo e biofertilizantes que são usados na manutenção dos jardins da sede da Federação. O que seria descartado volta como benefício de maneira sustentável”, destacou Deryck.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page