Programa Indústria + Sustentável integra comunidade e indústria em ações ambientais da FIEPA
- amandabarros4
- 15 de set.
- 2 min de leitura

No dia 10 de setembro, foi realizada uma ação de sensibilização da comunidade sobre os serviços disponíveis no posto de coleta do E+ Reciclagem da Equatorial Pará, que fica permanentemente no estacionamento da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). O projeto recebe resíduos recicláveis e oferece, em contrapartida, bônus na conta de energia dos consumidores que realizam as entregas.
A parceria entre a Federação e a concessionária de energia já arrecadou mais de 2 toneladas desde sua inauguração, em junho de 2025, e faz parte do Programa Indústria + Sustentável, que engloba uma série de ações da FIEPA que buscam equilibrar desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.

Para o presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEPA, Deryck Martins, esse é um momento muito importante, pois é possível ver os resultados da presença do posto na Federação.
“Essa parceria surgiu a partir da sinergia entre o projeto Indústria + Sustentável, da Federação, e o E+ Reciclagem, da Equatorial Pará, esse ponto é voltado tanto para nossos empregados quanto para a comunidade do entorno. A adesão foi grande e a ação de hoje busca ampliar o alcance do público e estreitar a relação com a comunidade para que possamos arrecadar ainda mais resíduos recicláveis e dar a destinação correta”, ressaltou Deryck.
Compostagem – A FIEPA desenvolve, em parceria com a empresa Origem 56 – Engenharia e Meio Ambiente, o projeto Bora Compostar, que recolhe os resíduos orgânicos produzidos na sede da Federação e transforma em adubos e biofertilizantes que são utilizados posteriormente nos jardins da própria sede. Em dois meses de compostagem, o projeto já coletou 258,38 Kg de resíduos orgânicos que foram transformados em 114,15 Kg de adubo orgânico. O processo evitou de 71,38 Kg de CO2 fossem liberados na atmosfera.
Fotos: Arquivo do projeto Bora Compostar
Ainda segundo presidente do COEMAS/FIEPA, a compostagem é mais uma ferramenta para destinar os resíduos gerados na Federação de maneira correta.
“Nosso objetivo é dar a destinação correta para todos os tipos de resíduos gerados na Federação e o projeto Bora Compostar é um grande passo nesse processo. Em poucos meses já temos números expressivos de coleta e transformação de resíduos em adubo e biofertilizantes que são usados na manutenção dos jardins da sede da Federação. O que seria descartado volta como benefício de maneira sustentável”, destacou Deryck.












