Seminário de Economia Circular terá painéis e mostra de iniciativas circulares na Amazônia
- Mayra Leal
- há 20 horas
- 3 min de leitura

Painéis temáticos com especialistas e showcases com iniciativas de economia circular na Amazônia compõem a programação do seminário “Economia Circular e Indústria: Construindo um Futuro Sustentável”, que será realizado no dia 18 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Com o selo da Jornada COP+, o evento realizado pela FIEPA, em parceria com o Instituto Rever, discutirá a aplicação da economia circular na região, com foco na indústria, gestão pública e reciclagem. Para participar, os interessados podem se inscrever pelo site da federação.
A iniciativa quer estabelecer debates que possam fortalecer e expandir a logística reversa na região amazônica, conciliando desenvolvimento econômico, inovação e preservação ambiental. Entre os temas abordados no seminário, estão o papel da economia circular no contexto amazônico; o panorama dos resíduos no Pará e os caminhos para a indústria fechar o ciclo, além do debate sobre regeneração no contexto da economia circular.
O evento terá a presença de autoridades como Alex Carvalho, presidente da FIEPA; Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente de Meio Ambiente do Estado do Pará; Ricardo Pazzianotto, CEO do Instituto Rever; e Pâmela Massoud, Secretária Executiva de Inclusão Produtiva da SEZEL.
Durante o seminário, também será realizado showcase com exemplos de iniciativas de economia circular na indústria da Amazônia. Entre os expositores estão grandes empresas como a Tramontina, indústria metalúrgica brasileira; e outras de menor porte, como a Seringô, marca de sapatos paraense que utiliza matéria-prima amazônica.
A empresária e líder do comitê de Economia Circular da Jornada COP+, Priscilla Vieira, destaca que será o momento de mostrar iniciativas da indústria paraense, que podem inspirar boas práticas. “A gente precisa dar visibilidade e mostrar os agentes que já estão no desafio diário de ser sustentável na região, e fazendo isso de forma economicamente viável. A economia circular já é uma preocupação real de muitas indústrias que vivem aqui e querem o desenvolvimento do estado”, pontua.
O seminário também será o pontapé para criação de um Grupo de Trabalho Preparatório multissetorial, que terá entre os objetivos a formulação de uma Agenda de Economia Circular e da Carta de Criação da Aliança em prol deste modelo econômico. A agenda irá mapear iniciativas e fortalecer a capacitação e engajamento dos setores estratégicos para a consolidação da economia circular como eixo estruturante para uma nova economia na região.
O coordenador técnico da Jornada COP+, Deryck Martins, explica que o seminário é um dos resultados do trabalho do Comitê de Economia Circular do movimento. “Uma das bases importantes da Jornada é o letramento, a capacitação e, para além disso, também mostrar as boas iniciativas, os programas que já têm dado certo, que são exitosos”. O coordenador também destaca que a iniciativa tem caráter multissetorial. “Vamos trazer os parceiros do estado e do município para conversar e construir políticas conjuntas e de médio e longo prazo, entendendo como a gente consegue dar escala para essas iniciativas e quais são os próximos passos para a indústria avançar rumo a uma economia circular”, conclui.
Confira a programação completa
8h30 | Credenciamento e recepção dos participantes
9h30 | Cerimônia de abertura
Alex Carvalho - Presidente da FIEPA e da Jornada COP+
Ricardo Pazzianotto - Diretor executivo do Instituto Rever
Priscilla Vieira - Diretora da FIEPA e líder do comitê de Economia Circular da Jornada COP+
Deryck Martins- Presidente do Conselho de Meio Ambiente da FIEPA e coordenador técnico da Jornada COP+
Pâmela Massoud - Secretária Executiva de Inclusão Produtiva da SEZEL
10h20 - 11h20 | Painel 1: Economia Circular na Amazônia: panorama dos resíduos no Pará e caminhos para a indústria fechar o ciclo.
Moderação: Priscilla Vieira – líder do comitê de Economia Circular da Jornada COP+ (FIEPA)
Painelistas:
Rodolpho Zahluth Bastos - Secretário adjunto da SEMAS
Reginaldo Bezerra - Diretor da Guamá Tratamento de Resíduos
Pâmela Massoud - Secretária Executiva de Inclusão Produtiva da SEZEL
11h25 - 12h | Showcase de soluções em economia circular na região: experiências reais que estão mudando a economia e inspirando o futuro da Amazônia.
Pitch de 5 minutos:
FIEPA
MLX Uniforme
Seringô
BR Circular
Combinô
Tramontina
12h – 13h | Painel 2: Economia Circular e Regeneração: um novo futuro para a Amazônia
Moderação: Deryck Martins – FIEPA
Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto da SEMAS
Alexandre Bezerra - Fundador e CEO da Amachains
13h30 | Encerramento